O artista plástico baiano Baldomiro Costa está acusando a Rede Globo de plágio. De acordo com ele, a abertura da novela das 21h, “A Lei do Amor” é uma cópia de sua obra “100 Metros de Tecido Vermelho”, desenvolvida em 2011 durante o Mestrado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFBA.
“Fico chocado ao perceber as relações da minha obra (100MTV) com a abertura da novela, e a falta de créditos pelos aspectos principais de referências. Ao assistir o making off da abertura da novela, notei que um dos diretores cita a influência de outros ‘artistas da natureza’ na abertura, como Richard Long e Andy Goldsworthy, os quais também cito na minha dissertação”, declarou Baldomiro ao TV Foco.
Segundo o site o artista tentou entrar em contato com a emissora, mas não teve retorno. Sua obra já ganhou várias premiações no setor de artes visuais e chegou a virar um livro, intitulado “Natureza Ampliada“, lançado na 3ª Bienal da Bahia no Museu de Arte Moderna (MAM).
“É incrível o desrespeito que temos no Brasil com a nossa própria cultura, principalmente a nordestina, apesar do pioneirismo do meu trabalho em relação à natureza, ainda não desfruto do merecido reconhecimento artístico, e, quando essa oportunidade surge, não me dão os devidos créditos”, comentou, afirmndo ao site que vai processar a Globo.