ARTIGO | Profissional do Marketing, por Silvano Silva

08 de Maio de 2021

O profissional de marketing precisa entregar resultados mensuráveis, cada vez mais

 

Estratégia, planejamento e conhecimento mercadológico são alguns dos atributos do profissional do marketing que comemora o seu Dia neste 8 de maio. Profissão em permanente evolução assim como tantas outras que atuam com base nas relações humanas. Ainda mais neste período de pandemia, quando a vida mudou para todos. Os consumidores assumiram novos comportamentos. As marcas e organizações tentando identificar as mudanças. E os veículos de comunicação, principalmente as emissoras de rádio e televisão, estão se reinventando. Portanto há um processo intenso de transformação com grandes desafios. Um deles é exatamente saber se as mudanças vieram para ficar ou não.

O último estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media aponta que o conteúdo de mídia também foi impactado e precisou de adaptações. De acordo com a pesquisa mais de 70% dos entrevistados passaram a exigir responsabilidade social das marcas – 78% esperavam ver o que estava sendo feito para ajudar os funcionários das mesmas, 75% para ajudar as comunidades e 71% para o próprio cliente. 

Os gestores precisam estar aptos e atentos para os novos processos de marketing, com um mundo cada vez mais globalizado e com a concorrência mais acirrada. E nessa estratégia de evolução, o trabalho do profissional de marketing precisa entregar resultados mensuráveis. Neste sentido, o rádio e a tv sempre proporcionaram um ambiente confiável de entrega, mesmo com a expansão das mídias digitais e suas métricas. Uma informação não exclui a outra, já que o compartilhamento de mensurações é uma realidade e um desafio para quem planeja ações de marketing nos dias de hoje.

Até porque o rádio e a televisão souberam evoluir no novo mundo digital, onde muitos se tornaram veículos multiplataformas, assumindo características híbridas. Esse fenômeno abriu ainda mais o leque de opções de canais de comunicação, com a vantagem da chancela da credibilidade da radiodifusão.

Neste contexto rico e amplo de possibilidades de estratégias e planejamento, a condição primordial para alcançar os objetivos mercadológicos das organizações é a atualização permanente do conhecimento. O que torna ainda mais fascinante a tarefa do profissional de marketing, que precisa estar aberto às evoluções. 

Parabenizo a todos os profissionais da área que se dedicam a compreender o comportamento e o pensamento da sociedade moderna. Trazendo lições do passado e assimilando experiências presentes, na tentativa de encontrar as ferramentas mais eficientes e eficazes de conexão das organizações com seus públicos.

* Silvano Silva é presidente da ACAERT-Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e  Televisão

Notícias Relacionadas