Publicidade
ARTIGO | O inglês abre as portas também para o conteúdo
02 de Julho de 2018

ARTIGO | O inglês abre as portas também para o conteúdo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O autor da frase “content is king” – um tal de Bill Gates, em 1996 – não sabia quão microanalisada essa declaração, de apenas três palavras seria. Há pessoas que a acham genial, outras que é insuficiente. Também pudera, são apenas 13 letras. Mas independente da sua opinião ou da era que a internet se insere, não só o conteúdo é de gigantesca importância, como poder entender ele.
Por mais que a internet em português não pare de crescer, com inúmeros sites investindo em versões, o inglês continua sendo a principal língua, seja em fóruns, na própria criação do material ou então nas legendas e dublagens de outros idiomas. Um vídeo em russo provavelmente receberá uma legenda em inglês antes de uma em português.

Segundo estatística que leva em conta a porcentagem de usuários ativos, os que falam em inglês continuam sendo a maior parte, com 25,3% da internet mundial.  O chinês é o segundo, com 19,8%, mesmo com a imensa população da China. Para efeito de comparação, o português, com 4,1% é a quinta língua.

Publicidade

O acesso à internet e conhecimento adquirido em aulas de inglês possibilita um mundo de possibilidades, que vamos expor abaixo

 

Textos e vídeos
Como bem expõe este artigo do site da Exame, uma mesma pesquisa feita com um termo em português e este mesmo termo em inglês pode ter uma gigantesca variação nos resultados. Na gigantesca maioria dos casos, a procura em inglês achará mais sites, artigos e conteúdo.

Ter o conhecimento de inglês possibilita não só ler o segundo, mas também poder aprender uma visão diferente sobre o mesmo caso, com outros exemplos e forma de encarar a questão.

Mesma coisa com vídeos. A produção audiovisual americana e britânica são as mais prolíficas do mundo e caso você tenha interesse em algum assunto, é provável que a BBC já tenha feito um documentário definitivo sobre ele. Vale a pena fazer um curso de idioma só para poder ter acesso a isso.

Fóruns
Desde os primeiros passos da Internet no mundo, um dos grandes baratos dela é o contato com pessoas de todo tipo, lugar, crença e opinião. Os fóruns não tem mais tanto espaço como antigamente, mas ainda há esse sentido de comunidade em muitos sites, como o Reddit ou até a seção de comentários do Youtube.

Conseguindo ter um bom filtro, há muita informação interessante. E  o principal idioma em comum é o inglês, que é estudado como segunda língua na imensa maioria dos países do ocidente e ainda é a língua oficial de um pais gigante como a Índia.

Cursos
O Ensino a Distância é uma realidade que veio para ficar e cada vez mais se livra da pecha de ensino superficial e feito para ganhar dinheiro. Gigantescas instituições estão investindo em cursos online, inclusive instituições como Harvard e Yale. E para isso eles usam diversas plataformas, como o Coursera.

O Udemy também é uma espetacular plataforma de ensino, mais focada em pessoas e o que elas tem para ensinar e aprender.

Há cursos nos mais diversos idiomas, mas o inglês é usado pela maioria dos tutores, para assim chegar ao máximo número de pessoas possível. E você pode ser uma delas. Você também pode aprender inglês online através de excelentes aplicativos, como o da Babbel, por exemplo.

Conclusão
Com a internet, a questão de saber inglês não se reduz “apenas” a uma promoção no trabalho ou capital social. Aqui estamos falando de acesso à informação e o que está acontecendo no mundo. Por isso é de vital importância que você invista nesse conhecimento, seja com aulas de inglês e, caso você já tenha um conhecimento prévio, conversando no idioma sempre que tiver oportunidade.

Texto de Miguel Amado, formado pela Cásper Líbero, criador e editor do Quinto Quarto, escreve sobre esportes, séries e política e odeia fazer uma descrição de si mesmo.

Publicidade
Publicidade