ARTIGO | Comunismo e Meritocracia são iguais.

09 de Julho de 2021

por André Balaban*

 

Logo de início já vou me desculpando pelo título estilo caça-clique, mas é por uma boa razão: tenho que fazer você começar a ler esse texto, pois hoje está difícil conseguir a atenção das pessoas nesse caos digital. Feita a ressalva, vamos ao que interessa.

Primeiro quero falar de Comunismo. Calma, pode ficar tranquilo, não é sobre aquela palavra utilizada para assustar pessoas na internet. Quero falar da teoria do Comunismo, aquela da dupla Marx & Engels, que pregava uma sociedade onde todos seriam iguais, sem classes sociais distintas, onde todos teriam acesso a saúde, educação, alimentação...tudo divididinho irmamente. Perfeito, não acham? Pois é, na teoria é sensacional, mas na prática...O problema é que mesmo nessa sociedade igualitária, alguém teria que limpar banheiros enquanto outro poderia ser um cientista, esportista ou ator. Em que posição você gostaria de estar? Assim começa a dissociação da teoria com a prática. Mesmo entre iguais, alguém sempre estaria numa posição mais igual que outros. A natureza humana impossibilita o comunismo da teoria.

Agora vamos para o outro conceito, a tal Meritocracia. Ela prega que a conquista do poder se dá pelos mais dedicados e trabalhadores. Outra perfeição teórica. Seria um mundo maravilhoso onde os méritos individuais determinassem a posição social e econômica de cada cidadão, mas sabemos que na corrida da vida real, as pessoas partem de lugares e condições diferentes. Um jovem oriundo de uma família estruturada, estudante de escola particular, com acessos ilimitados a tecnologia e informação tem uma vantagem competitiva muito superior do que um outro jovem da mesma idade, porém morador de uma comunidade, sem estrutura familiar nem financeira, com condições de estudo precárias (quando existentes) exposto a todo tipo de violência em seu dia a dia. Convenhamos, será uma corrida injusta e com final até previsível. (ok, há exceções...sempre há).

Você, que é inteligente, pois lê artigos em portais, já deve ter percebido onde este capcioso título quis chegar. Comunismo e Meritocracia são teorias absolutamente distintas, mas iguais em sua impossibilidade prática. Então, antes de sair dando copy+paste cegamente em teorias da moda (ou beeem fora de moda), pare, pense e reflita. Tenha suas próprias ideias!

*André Balaban - Comunista-meritocrata e publicitário na @wearelovers

Notícias Relacionadas