Apae realiza exposição para assinalar Dia da Síndrome de Down

20 de Março de 2019

Ação ocorre até domingo, dia 24, no Shopping Pátio Chapecó

Esta quinta-feira, 21 de março, assinala o Dia Internacional da Síndrome de Down, em alusão aos três cromossomos no par número 21, fator característico das pessoas com essa ocorrência. Para marcar a data, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, realiza até este domingo, dia 24, em conjunto com o Shopping Pátio Chapecó, a exposição “Down: Registros e Olhares”.

A mostra conta com 10 peças expostas no corredor do shopping próximo ao cinema. São nove fotos que registram a atenção prestada a usuários com Síndrome de Down, produzidas pela fotojornalista Tarla Wolski, para uma mostra total de 21 fotografias. A outra peça é uma obra de arte que mistura fotografia e pintura, de um total de nove, com produção dos usuários da Apae que participam do projeto “Descobrindo Artistas”. 

A síndrome

Atualmente a Apae de Chapecó conta com 50 usuários com a Síndrome de Down, entre os 300 que atende neste ano nas áreas de assistência social, saúde e educação. Conforme a diretora da instituição, Nara Maria Valiati, essa síndrome não é considerada uma doença, mas uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças, e cujos motivos da ocorrência ainda são desconhecidos. Quanto a isso, ela acrescenta a indicação de que “a ocorrência inicia na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos”.