Publicidade
2018 marca o início do fim da era dos smartphones nas maiores economias do mundo
16 de Março de 2018

2018 marca o início do fim da era dos smartphones nas maiores economias do mundo

Twitter Whatsapp Facebook

Em 2018, as organizações de notícias devem acompanhar as tendências emergentes da tecnologia em uma variedade de setores, incluindo inteligência artificial, redes sociais, interpretação de dados, análises, hardware e distribuição.

 

Publicidade

Future Today Institute apresentou ao mercado o seu relatório The Future Today Institute’s 2018 Tech Trends For Journalism Report que traz uma análise específica da indústria de tendências tecnológicas emergentes. Ele segue a mesma abordagem do relatório de tendências anuais populares, agora em seu 10º ano com mais de 6 milhões de visualizações cumulativas. O estudo destaca 75 tendências tecnológicas importantes que todos os que trabalham dentro do novo ecossistema devem seguir.

 

O fim dos smartphones
O ano de 2018 ficará marcado como o ano que deu início ao fim dos smartphones nas maiores economias do mundo. O que vem a seguir são as interfaces de conversação com Zero-UIs. Isso mudará radicalmente o cenário da mídia, visto que hoje se inicia o melhor momento para começar a pensar em cenários futuros.

Em 2018, uma massa crítica de tecnologias emergentes convergem ao encontro de usos avançados além dos testes iniciais e pesquisas aplicadas. Esse é um sinal digno de atenção. As organizações de notícias devem dedicar atenção às tendências emergentes nas interfaces de voz, descentralização de conteúdos, realidade mista, novos tipos de pesquisa e hardware (como CubeSats e câmeras inteligentes).

Os jornalistas precisam entender o que é a inteligência artificial, o que não é e o que significa para o futuro das notícias. A pesquisa AI avançou o suficiente para que seja agora um componente central do trabalho do FTI. Você verá o ecossistema de AI representado em muitas das tendências neste relatório e é de vital importância que todos os decisores das organizações de notícias se familiarizem com as paisagens de AI atuais e emergentes. O FTI incluiu um AI Primer For Journalists em seu Trend Report este ano para ajudar nesse esforço.

A descentralização surgiu como um tema-chave para 2018. Entre as empresas e as organizações que o FTI cobre,  aparece uma nova ênfase nas redes one-to-one restrito para detectar o assédio, compartilhar recursos e conectar-se à fontes. Há também um impulso de alguns governos democráticos em todo o mundo para dividir o acesso à internet e restringir determinado conteúdo, criando efetivamente dezenas de “splinternets”.

A consolidação também é um tema chave para 2018. As novidades, o espectro de transmissão e as startups de inteligência artificial continuarão a ser incorporadas e adquiridas por empresas relativamente consolidadas. A legislação e a política pendentes nos EUA, na UE e em partes da Ásia poderiam continuar a concentrar o poder entre um pequeno grupo de organizações de informação e tecnologia no próximo ano.

 

Desafios
Para entender o futuro das notícias, você deve prestar atenção ao futuro de muitas indústrias e áreas de pesquisa no próximo ano. Quando os jornalistas pensam sobre o futuro, eles devem ampliar o escopo usual para considerar os desenvolvimentos de vários campos que também participam da economia do conhecimento. A tecnologia gera tecnologia. Estamos testemunhando uma explosão em câmera lenta.
Aqueles que pertencem ao ecossistema de notícias devem focar nas tendências neste relatório em seu pensamento estratégico para o próximo ano e ajustar o planejamento, as operações e os modelos de negócios.

 

FTI
Fundado em 2006, o Future Today Institute ajuda os líderes e suas organizações a se preparar para futuros complexos. A FTI concentra-se exclusivamente em como a tecnologia e a ciência emergentes farão disrupções nos negócios, transformarão a força de trabalho e provocarão mudanças sociais e geopolíticas. A metodologia de previsão da FTI foi apresentada no MIT Sloan Management Review e no Harvard Business Review, e é ministrado em universidades de todo o mundo. Com informações oriundas do FTI 

Publicidade