Coluna Alisson Barcelos | A transformação das empresas de eventos

31 de Julho de 2020

Comentei diversas vezes que não podemos deixar o pânico tomar conta.

Foto: José Somensi, divulgação SB+ Eventos

 

O novo momento que passamos em virtude da pandemia fez as empresas do setor de eventos remodelarem seus negócios e criarem novas formas de continuarem seu trabalho. Estamos indo para o quinto mês aqui em Florianópolis sem eventos presenciais - nosso setor foi o primeiro a parar. Assim como na SB+ Eventos, vi muitas outras empresas criando novos projetos, novos caminhos e novas formas de venderem seus produtos.

Comentei diversas vezes que não podemos deixar o pânico tomar conta. Isso tudo nos trouxe a oportunidade de olhar para os nossos negócios, nossos principais ativos - as pessoas - e, a partir daí, extrairmos o que temos de melhor. Tirar o bom do ruim.

Nestes cinco meses, vi nascerem empresas especializadas em análise de dados para eventos, em tempo real, como a Event Mining; plataformas muito boas de transmissão ao vivo dos eventos; empresas que antes faziam apenas áudio e vídeo criarem cenários fantásticos para eventos híbridos, como a Fábula Live, de Florianópolis, e a Go Live, de São Paulo. Mas, acima de tudo, vi muita criatividade. Eu mesmo, nunca estive tão criativo.

Trago estas palavras como uma reflexão sobre a nova forma de consumo de produtos e serviços. Talvez todas essas mudanças trazidas pela pandemia tenham sido uma oportunidade para os empresários do mercado de eventos criarem novas formas de se manter e, ao mesmo tempo, de olharem para suas empresas e verem as suas deficiências e qualidades para se aperfeiçoarem para este novo momento e para as exigências que por aí surgirão.

 

Expert XP 2020

Talvez um dos maiores eventos brasileiros durante essa pandemia tenha sido o EXPERT XP 2020, realizado entre os dias 14 e 18 julho, 100% online e gratuito. Um evento robusto, transmitido para o mundo inteiro e com números grandiosos de palestras e de público. Assim como no presencial de 2019, o Expert XP juntou nomes de expressivos como Malala Yousafar, Tony Blair, e o ministro da Economia Paulo Guedes, entre outros tantos talentos, que trataram de assuntos como economia, carreira, mercado, liderança e, é claro, futuro. Foram 60 horas de conteúdo com mais de 160 palestrantes nacionais e internacionais. O evento totalmente híbrido e online. Uma prova de que é possível, sim, realizar um evento com alto teor de conteúdo e qualidade de entrega. Que venha a edição de 2021! Estamos ansiosos pelo que está por vir.

 

 

Nos Bastidores do Sucesso - ADVB/SC e Exact Sales 

Outro evento também grandioso deste mês (20 a 23) foi promovido pela Exact Sales, empresa de tecnologia aqui de Florianópolis, em parceria com a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing s de SC - ADVB/SC, chamado “Os Bastidores do Sucesso”. Completamente online, o evento reuniu grandes empresários nacionais e nomes de peso como Rachel O. Maia, CEO da Lacoste, Chielo Aoki, presidente da rede de hotéis Blue Tree. Foram quatro dias intensos de evento, que teve foco nos desafios do mercado antes, durante e suas previsões de futuro para diversos setores. Mais uma prova de que este novo formato veio para ficar.

 

 

 

Expo Retomada São Paulo 

No caminho de uma retomada do mercado eventos, o Expo Retomada, em São Paulo, ocorrerá em duas fases. No dia 12 de agosto, no World Trade Center, trará um debate sobre os rigorosos protocolos de segurança que os eventos terão de cumprir para a retomada dos eventos de forma sadia e sustentável. 

A segunda fase será realizada nos dias 13 e 14 de outubro, a São Paulo Expo. 

O evento está dividido em dois blocos, seguindo as orientações do governo de São Paulo, assim como as datas de liberação por perfil de evento. Uma ótima oportunidade para os profissionais de eventos se atualizarem. Mais informações estão neste link.

 

A retomada dos eventos na Áustria 

Na Áustria, a retomada dos eventos presenciais foi marcada pelo Festival de Cinema da Rathausplatz, em Viena, uma das principais atrações da capital há três décadas. O evento, que começou no dia 6 de julho e que vai até dia 6 de setembro, trouxe com ele muita inovação e cuidados com a segurança dos participantes.

A organização do evento os convidou para viver um verão “como nunca antes”, porque os eventos ocorrerão a céu aberto - e com muito distanciamento social. As condições gerais do festival foram modificadas para garantirem uma experiência cultural e gastronômica descontraída ao mesmo tempo em que cumprem todas as medidas de segurança necessárias para proteger a saúde pública. 

Com protocolos seguros, bem estudados e rigidamente seguidos, poderemos pensar no retorno dos eventos presenciais. Aqui no Brasil, infelizmente, ainda não é possível pensar em algo neste formato.

 

Alisson Barcelos

  • imagem de alisson
    Alisson Barcelos Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda com mais de 25 anos de experiência no mercado de eventos. É cofundador da SB+ Eventos, empresa referência em produção de eventos em Santa Catarina e diretor de Eventos Especiais e Confrarias da ADVB/SC. No Portal Acontecendo Aqui, vai falar sobre o que mais entende e ama fazer: eventos, logicamente.

Notícias Relacionadas