Publicidade
O Gestor e seu Desenvolvimento
10 de Junho de 2015

O Gestor e seu Desenvolvimento

Twitter Whatsapp Facebook
Por Prof. Ozinil Martins de Souza 10 de Junho de 2015 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Todos sabem que o processo de mudança nunca foi tão acentuado como nos tempos atuais.

Em época em que o conhecimento está disponível e sua disseminação ocorre com naturalidade; em que as empresas desenvolvem estruturas lateralizadas com redistribuição do poder e das responsabilidades; em que se amplia a liberdade e se procura a participação efetiva de todos e, cada vez mais, pratica-se o “empowerment”, tornando-se as organizações mais democráticas e inovadoras é necessário que os profissionais que atuam nas empresas percebam que o perfil profissional passou e passará por mudanças substanciais.

Publicidade

O Google eliminou todo seu nível de gerência média, as equipes são autodirigidas e o trabalho caracteriza-se pelo conteúdo e prazos definidos. Não há necessidade de trabalhar “x” horas por dia, sujeitar-se à rotina que mata a criatividade; para ser um profissional diferenciado há que se mudar para padrões modernos de atuação e obtenção de resultados. Em determinadas áreas de atividade não se compra mais a hora do profissional, mas sua competência.

Estamos, com certeza, vivendo uma nova era, que poderemos chamar de Criativa e Participativa.

É tempo de ser evolucionário e revolucionário!

Durante o domingo (24.05.2015) o Chelsea comemorou o título de campeão inglês de futebol. Ao final do jogo a festa foi realizada e jogadores foram entrevistados; o brasileiro Oscar entre eles. Acompanhado pelo Fábregas, seu colega de equipe, deu entrevista e após conclui-la ouviu de seu companheiro espanhol: “Como você está há 3 anos em Londres e não fala inglês corretamente?”

Este é o exemplo perfeito do que não se deve fazer. Qualquer profissional, de qualquer empresa tem que estar, permanentemente, atualizando-se. Se entendermos que as profissões estão mudando, desaparecendo e surgindo ao mesmo tempo; se entendermos que a tecnologia passa por mudança permanente; se entendermos que os problemas que vivenciaremos no futuro serão diferentes dos que temos hoje, a necessidade de atualização será vital para que possa desenvolver perfil profissional adequado ao momento que está sendo construído.

O que fazer? Atualizar-se constantemente em todas as áreas do conhecimento humano (cada vez seremos mais generalistas), conviver com pessoas que saibam mais do que nós, ler muito, assistir bons filmes cujo conteúdo o obrigue a pensar (pensar valor capital para o futuro), conhecer novos lugares, exercer atividades de lazer que desenvolvam capacidades que sequer imaginamos possuir, atiçar a curiosidade, parceira constante da criatividade e inovação. E, lembre-se sempre, que o mundo que está sendo criado será totalmente diferente do mundo que vivemos atualmente. Não haverá espaço para os que não forem competentes, criativos e produtores de resultados concretos. Bem vindo ao futuro!

Publicidade