Coluna Jaime De Paula | O elo entre o varejo on e offline para pequenos negócios

25 de Novembro de 2021

Para entrar no radar do novo consumidor, o primeiro passo é “existir” na internet

 

A tradicional Black Friday faz novamente crescerem as expectativas de vendas no varejo, especialmente online. O Brasil tem mais de 10 milhões de estabelecimentos comerciais, a grande maioria micro e pequenas empresas responsáveis por mais de 50% dos empregos formais do setor privado, prova da força do empreendedorismo brasileiro. Mas você sabia que apenas 6,19% do varejo brasileiro faz vendas pela internet? O dado é da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp. Esse percentual representa 1,59 milhão de sites em 2021 e mostra que, apesar do volume relevante, ainda existe muito potencial para crescer. Em 2020, os e-commerce com faturamento de até R$ 250 mil ao ano correspondiam a 48,06%. Hoje, representam 52,73% do total.

 

A pesquisa mostrou que mais de 80% do e-commerce usa algum tipo de plataforma para vender, em detrimento de sites desenvolvidos sob encomenda e que as mídias sociais já são adotadas por cerca de 69% das lojas online. Outro dado interessante é que o YouTube é uma mídia forte na estratégia de divulgação do e-commerce brasileiro: 45,82% das lojas online utilizam a plataforma (5% a mais que em 2020). Na sequência vem o Facebook, usado por 53,96% dos comércios eletrônicos do País; depois o Twitter, com 31,10% de participação; Instagram, com 27,84%; e Pinterest, com 5,43%.

 

A pandemia foi um forte incentivo à compra em pequenos varejistas locais, mas antes de conseguir vender por canais online, independente do canal escolhido, para entrar no radar do novo consumidor, o primeiro passo é “existir” na internet, e o ideal é que isso seja feito com planejamento e expertise, independente do tamanho do negócio. Um processo que exige tempo, recursos e conhecimentos que muitas vezes esses empreendedores não possuem. A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas para isso!

 

Há alguns anos, a startup NerdMonster lançou o movimento SeuNegocioNoMapa.com, apoiado por empresas como Google, Alelo,Sebrae e Abrasel - Associação de Bares e Restaurantes, e já são mais de 40 mil estabelecimentos beneficiados com a plataforma e clientes das principais redes do país como Motorola, Carrefour, Riachuelo, Mitsubishi, Leroy Merlin, Cacau Show, Suzuki, Subway, Kalunga, Select, Shell, Localiza, Unidas, Roldão, Ipiranga, ampm, Acelero, Outback, Rede Albert Einstein, Rede Oswaldo Cruz, Kroton, entre outros.

 

O que o SeuNegocioNoMapa.com faz é justamente oferecer soluções digitais de inteligência para conectar o "elo perdido" entre as operações do varejo online e offline. A iniciativa faz com que empresas de pequeno porte se tornem localizáveis no universo online, sem custos. O movimento cria fichas no Google Meu Negócio, com todas as informações necessárias do estabelecimento e também desenvolve, gratuitamente, um relatório completo sobre a presença digital da empresa. São justamente os negócios com volume financeiro menor que mais seguem em alta.

 

Claro que, assim como no modelo tradicional, o varejo online precisa levar em conta atendimento, qualidade e agilidade. Afinal, cliente insatisfeito muda de clique como quem muda de roupa.

 

Obrigado pela leitura e até a próxima!

 

Para os interessados, basta acessar o site do movimento e preencher todas as informações da empresa.

 

Jaime De Paula

  • imagem de jaime
    Jaime de Paula é empreendedor de tecnologia, engenheiro, PHD em Inteligência Artificial (UFSC), cursando pos-doc na Univalli, também em IA. Iniciou como executivo de grandes empresas como a BRFoods até fundar a Paradigma e depois a Neoway, onde foi CEO até junho de 2019. Mentor Endeavor e Darwin, investe em mais de 20 startups do ecossistema catarinense de tecnologia. Participa ativamente de projetos sociais como o IVG – Instituto Vilson Groh (que cuida de mais de 5000 crianças diariamente), entidade da qual é fundador convidado pelo Padre Vilson Groh. Apoia também os projetos Superando Barreiras, que oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu para jovens e crianças em vulnerabilidade social, e o Mama Solidária, que oportuniza cirurgias de reconstrução mamária a pacientes vítimas de câncer. Acompanhe Jaime pelo LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jaimedepaula

Notícias Relacionadas