Publicidade
Inbound marketing, você está fazendo corretamente?
08 de Março de 2017

Inbound marketing, você está fazendo corretamente?

Twitter Whatsapp Facebook

Um conceito que ganhou muita força nos últimos anos, foi o de inbound marketing. Um conceito tido como novo, mas que traz alguns elementos bastante consolidados no mercado. Basicamente, o inbound marketing nada mais é do que uma estratégia que altera a ordem do fluxo de informação e comunicação. Ao invés de ser invasivo, “obrigar” a persona a ouvir a mensagem da marca, criamos um ambiente para que o consumidor “procure” pela empresa.

Com isso, temos taxas de conversão mais altas e o custo, no final das contas, tende a ser menor do que nas metodologias convencionais.

Publicidade

Porém, como todo método que ganha o grande público, o inbound marketing acabou sendo mal interpretado por alguns profissionais.

É preciso entender alguns elementos fundamentais, que vão fazer a estratégia de inbound marketing ter muito mais sucesso!

 

Inbound marketing, elementos fundamentais para ter sucesso

 

  1. Estratégias alinhadas a persona

O inbound marketing alterou algumas coisas. Com ele, não buscamos as grandes multidões, cada vez mais difíceis de serem alcançadas e impactadas. Para que o inbound seja de fato efetivo, precisamos de estratégias alinhadas ao comportamento do consumidor que buscamos.

Em tese, estudamos a persona a fundo e buscamos impactá-la. Por isso, o inbound está ligado também ao posicionamento da empresa e nas formas como esta decide impactar a vida de seus clientes.

 

2. Inbound marketing é mais do que automação de e-mail

 

Criou-se um conceito errôneo de que basta automatizar o e-mail marketing e pronto, teremos uma estratégia de inbound. Ledo engano! O e-mail marketing, dependendo do público, nem é a estratégia mais eficiente.

Inbound marketing é baseado em permissão. Isso não significa que a única forma de validação é via e-mail! Existem diversas outras estratégias que podemos usar para converter visitantes em leads.

A automação de e-mail marketing é uma das formas, mas jamais será a única de praticar o inbound!

 

3. Inbound marketing é multicanal!

 

O inbound não precisa ser totalmente online. Sim, é no meio digital que ele mais se destaca, mas não necessariamente só ali! As melhores estratégias de marketing são baseadas em mídia multicanal. Site, mídias sociais, blog, e-mail e ferramentas Outbound marketing são fundamentais para qualquer estratégia!

 

4. Avaliação constante

 

É fundamental que toda estratégia de inbound marketing seja baseada em KPIs. As KPIs são indicadores de performance. Sem saber se a estratégia está de fato, atingindo os objetivos propostos, não há como ter sucesso de verdade!

 

O inbound marketing é uma estratégia altamente eficiente, mas precisa ser muito bem executada. Profissionais capacitados e uma visão clara dos objetivos são fundamentais!

 

Forte abraço! 

Publicidade