Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema - Diretores e Atores/Atrizes que trabalharam juntos em mais de um filme!

22 de Maio de 2020

E hoje na série duplas infalíveis do cinema escrevo sobre um dos poucos diretores que ganhou os quatro prêmios mais importantes do showbizz americano, Mike Nichols

 

O ganhador do Oscar, Emmy, Grammy e Tony nasceu em Berlin - Alemanha em 1931 e deixou o país com sua família em 1939 devido à II Guerra Mundial. Iniciou sua carreira nos anos 50 e também foi produtor de teatro. Sua carreira despontou quando foi indicado ao Oscar como melhor diretor em 1966 por Quem Tem Medo de Virginia Woolf?. Foi indicado 4 vezes ao Oscar vencendo como melhor diretor, pelo filme A Primeira Noite de um Homem em 1967, pelo longa o diretor ainda faturou um BAFTA e um Globo de Ouro. Entre seus filmes de maior destaque estão ainda Carnal Knowledge, Working Girl, Closer: Perto Demais e a série de televisão Angels in America.

Ao longo de 44 anos de carreira ele produziu 25 filmes e séries mas faleceu em novembro de 2014 aos 83 anos após sofrer um ataque cardíaco. Seu último filme foi a comédia satírica Jogos do Poder (2007), estrelada por Tom Hanks e Julia Roberts. Ele iria dirigir o telefilme Masterclass, cinebiografia da cantora de ópera Maria Callas, que seria estrelada por Meryl Streep nossa atriz queridinha de hoje.

Meryl Streep, umas de minhas atrizes favoritas da vida, merece uma coluna exclusiva claro, até duas. Confira abaixo sugestões de filmes da parceria de sucesso da dupla Streep e Nichols:

Lembranças de Hollywood: A atriz hollywoodiana Suzanne Vale (Meryl Streep) tenta se livrar de sua dependência do álcool. Recém-saída de uma clínica de reabilitação, Suzanne fica com a mãe que, de uma certa forma, também é dependente de bebidas alcoólicas. A atriz luta para manter sua sobriedade e sanidade perto de Doris (Shirley MacLaine). Ano 1990. 

A Difícil Arte de Amar: Em um casamento Rachel (Meryl Streep), jornalista e escritora de matérias culinárias de Nova York, conhece um colunista de Washington, Mark (Jack Nicholson), e logo estão casados, apesar das reservas dela contra tal tipo de relação. Eles compram e remodelam uma casa, têm uma filha e ela pensa que tudo corre às mil maravilhas, até descobrir que Mark estava tendo um caso enquanto ela estava grávida pela segunda vez. Ano 1986.

Silkwood - O Retrato de Uma Coragem: Baseado na história real de Karen Silkwood (Meryl Streep), uma funcionária de uma fábrica de componentes nucleares. Quando Karen passa a perceber as práticas inseguras no seu local de trabalho, ela decide denunciar as violações da empresa. Na tentativa de dar continuidade à sua investigação, ela acaba descobrindo mais do que os proprietários esperavam e agora a sua vida pode estar em risco. Ano 1983.

Você sabia que Mike formou-se na Escola Walden (Nova York) e começou a mergulhar no teatro enquanto frequentava a Universidade de Chicago para estudar medicina, na década de 1950? Entre bisturis e jalecos encontrou sua verdadeira vocação: a comédia.

Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante, qual a Dupla Infalível que você quer ver aqui na coluna? Parabéns a todos os trabalhadores pelo nosso dia! Faça sua pipoca e curta em casa o seu filme favorito do diretor Mike Nichols. Fique bem, fique em casa! 

DROPS

Sessão Divã e Cineclube Fundação Cultural Badesc apresentam bate-papo online sobre o filme O Beijo da Mulher Aranha

Data: 22 de maio – sexta-feira

Horário: 19h

Local: canal do YouTube da Fundação Cultural Badesc

https://www.youtube.com/channel/UCRhQzHpAm8V4KeAuz2r_5Tw

Para participar da conversa, a sugestão é que a pessoa assista o filme, que está disponível gratuitamente em https://www.looke.com.br/filmes/o-beijo-da-mulher-aranha e participe com comentários e interações.

 

Fundação Cultural Badesc promove lives com diretores de curtas catarinenses

Dia 26 de maio, terça-feira, às 19h

Almofada de penas

De Joseph Specker Nys. 2018. SC. 12 min. Livre

Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

Filme disponível em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=almofada_de_penas

Notícias Relacionadas