ESTREIA | Fabrício Umpierres Rodrigues é o novo colunista do AcontecendoAqui

19 de Outubro de 2017

Caro Leitor!

Hoje, com enorme satisfação damos as boas-vindas ao nosso mais novo colaborador. Fabrício Upierres Rodrigues - jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. É editor do portal SC Inova, empresa sediada em Florianópolis.

Fabrício irá publicar artigos em sua coluna a cada semana e o tema é aquele do qual ele é um dos grandes especialistas em nosso mercado: Inovação.
Bem-Vindo Fabrício!

Jailson de Sá
Editor
 

Artigo de estreia  : Inovação: palavra de ordem

Ela está por todos os lados: em propagandas, anúncios que nos seguem pela web, depoimentos em redes sociais e, especialmente, nos discursos corporativos. 

Me refiro à inovação, termo que resume boa parte daquilo que estamos vivendo no ambiente de trabalho e também nos hábitos sociais e de consumo. Todos querem inovar, sair do quadradinho e fazer algo diferente, o que leva muitas vezes ao uso inapropriado e à uma certa saturação do termo. Mas inovação, no sentido autêntico do termo, é justamente o tema que irei abordar semanalmente aqui na coluna, atendendo a um convite irrecusável do publisher do Acontecendo Aqui (obrigado Jailson!). 

Foi para acompanhar o que está acontecendo no cenário de inovação em Santa Catarina que eu recentemente dei uma guinada na minha carreira, ao deixar a coordenação da assessoria de imprensa da Dialetto, duas vezes eleita a melhor do país para startups, para investir num antigo e batalhado sonho: criar uma plataforma editorial para registrar e cobrir o desenvolvimento de iniciativas de inovação, empreendedorismo digital e economia criativa  em Santa Catarina, meu estado natal e tão pouco reconhecido Brasil e mundo afora pelo seus feitos (parafraseando o hino gaudério).

Ao criar o SC Inova (www.scinova.com.br), comecei a ampliar uma visão que já tinha sobre o estado, que vem aproveitando sua característica econômica multissetorial e com diversos polos regionais para se destacar no país como uma referência no ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo. São histórias de pessoas criando ferramentas e serviços que agilizam e melhoram processos, entidades que oferecem novos modelos para desenvolvimento de pequenos negócios, cidades com o olhar no futuro desenhando projetos para gerar novos empregos e aumentar a renda da população.  

A partir de agora, sempre às quintas, compartilharei com os leitores do Acontecendo Aqui informações, opiniões, dados, dicas e toda forma de conteúdo que estimule a visão de que inovação não é apenas uma palavra bonita para cativar leitores, mas sim um motor para renovarmos nossa visão de mundo, de trabalho e de hábitos. 

Conto com o apoio e a opinião sincera de você, leitor.

#RDSummit2017: o evento que faz Florianópolis enxergar a inovação e a tecnologia local

Nesta semana, choveram notícias, fotos e hashtags sobre o maior evento de negócios que Florianópolis já recebeu, o RD Summit, promovido pela Resultados Digitais - empresa que nasceu em 2011, tem 600 funcionários, 10 mil clientes e já recebeu R$ 83 milhões em investimentos de fundos de capital de risco. 
O RD Summit virou o Rock In Rio do marketing digital: ao colocar 8 mil pessoas no Centrosul e em tendas ao longo da passarela Nego Quirido (porque nem o centro de convenções comportava mais tanta gente), se tornou um evento que movimenta hotéis, bares e restaurantes, aumenta a tarifa multiplicadora do Uber nos horários de entrada e saída e desfalca agências e departamentos de marketing e comunicação das empresas durante alguns dias (não é raro equipes inteiras ficarem todos os dias do evento imersos nas palestras). Além disso, serve como vitrine de lançamento de novas tecnologias e produtos na área de marketing e vendas. 

Esse barulho todo chama a atenção de grande parte da cidade para aquilo que ela tem de mais pujante na economia: o setor de TI, que emprega cerca de 18 mil pessoas na Grande Florianópolis e fatura mais de R$ 4,5 bilhões/ano, mas que ainda não é visto no dia a dia da população, porque muitas dessas inovações locais têm como foco o mercado corporativo, não o usuário final, o consumidor.

A inovação mudou o cenário econômico em Florianópolis e é por isso que ela se tornou uma palavra de ordem hoje em dia. Eric Santos, CEO da RD, lembrou em sua palestra de duas coisas que dominaram seus mercados há algumas décadas e simplesmente desapareceram: a Nokia, que desdenhou da inovação trazida pelo iPhone e sucumbiu, e a Fenasoft, que foi a maior feira da indústria de informática do Brasil mas que não conseguiu manter sua relevância perante o mercado. 

A inovação pode ser maravilhosa como conceito, mas também pode atropelar quem a ignora ou não se reinventa.

Fabricio Umpierres Rodrigues

  • imagem de umpierres@gmail.com
    Fabrício Rodrigues, editor do portal SC Inova, é jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. www.scinova.com.br / E-mail: scinova@scinova.com.br