Publicidade
Coluna Cristiano Chaussard | E-commerce brasileiro bate recorde em vendas
07 de Outubro de 2021

Coluna Cristiano Chaussard | E-commerce brasileiro bate recorde em vendas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Cristiano Chaussard 07 de Outubro de 2021 | Atualizado 07 de Outubro de 2021

A 44ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, trouxe dados interessantes sobre o comércio eletrônico brasileiro no 1º trimestre de 2021. Selecionei alguns destaques: 

 

Publicidade
  • Foram R$ 53,4 bilhões gerados, o maior faturamento histórico em vendas.

  • Houve um aumento de 7% nos pedidos que alcançaram a marca de 100 milhões.

  • O ticket médio dos consumidores aumentou 96 reais, passando de R$ 438 para R$ 534.

  • Já o ticket médio dos novos consumidores ou new shoppers foi de R$ 556. 

  • Sites de busca e redes sociais são as principais formas de encontrar as lojas online. 

  • Grande parte dos pedidos são feitos por mobile (celulares e plataformas móveis). 

  • A região Sudeste é a mais importante para o faturamento do Brasil, contribui com 51% para o crescimento do e-commerce no país.

  • Porém, foram as regiões Sul e Norte que mais cresceram durante o 1º semestre deste ano. 

  • Das 12 categorias* analisadas, 2 mantém crescimento expressivo: Casa e Decoração e Esporte e Lazer

 

Aplicativos de entrega   

Os principais motivos que levam os consumidores a comprar por apps de delivery são:

 

“Tem promoções especiais”.

 

“Não preciso sair de casa”.

 

Nesses aplicativos, as promoções preferidas são frete grátis e cupom de desconto.  

 

Cross Border Trade   

Sobre o consumo dos brasileiros em sites internacionais, a pesquisa mostrou um crescimento de 15% em relação ao semestre anterior, impulsionado pela quantidade de pedidos.

 

O faturamento foi de R$ 9,6 bilhões no 1º semestre de 2021, um incremento de R$ 187,5 milhões em faturamento. 

 

Live Commerce   

Outro dado interessante apresentado no estudo é o Live Commerce ou Live Shop. Houve um crescimento de 10% em vendas comparado ao semestre anterior. 

 

Inventado na China em 2016, esse tipo de venda – que une o live streaming com o comércio eletrônico – chegou ao Brasil em 2020. Inclusive por lá, é o maior sucesso. Só no Dia dos Solteiros de 2019, o Grupo Alibaba alcançou mais de 38 bilhões de dólares transmitindo ao vivo os produtos num verdadeiro show de vendas.   

 

Ano a ano, vemos as vendas no e-commerce aumentarem, a tecnologia evoluindo e a disputa pela atenção do consumidor ficando cada vez mais acirrada. A grande questão é: O que você tem feito para prosperar neste universo online? 

 

 

*As categorias da pesquisa são Alimentos e Bebidas, Construção e Ferramentas, Esporte e Lazer, Perfumaria e Cosméticos, Bebês e Cia, Eletrodomésticos, Informática, Saúde, Casa e Decoração, Eletrônicos, Moda e Acessórios e Telefonia.

Publicidade
Publicidade