Coluna Cristiano Chaussard | E-commerce brasileiro bate recorde em vendas

07 de Outubro de 2021

Um overview do comércio eletrônico brasileiro no 1º semestre de 2021!

Compras online tem crescimento significante no 1º semestre de 2021

A 44ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, trouxe dados interessantes sobre o comércio eletrônico brasileiro no 1º trimestre de 2021. Selecionei alguns destaques: 

 

  • Foram R$ 53,4 bilhões gerados, o maior faturamento histórico em vendas.

  • Houve um aumento de 7% nos pedidos que alcançaram a marca de 100 milhões.

  • O ticket médio dos consumidores aumentou 96 reais, passando de R$ 438 para R$ 534.

  • Já o ticket médio dos novos consumidores ou new shoppers foi de R$ 556. 

  • Sites de busca e redes sociais são as principais formas de encontrar as lojas online. 

  • Grande parte dos pedidos são feitos por mobile (celulares e plataformas móveis). 

  • A região Sudeste é a mais importante para o faturamento do Brasil, contribui com 51% para o crescimento do e-commerce no país.

  • Porém, foram as regiões Sul e Norte que mais cresceram durante o 1º semestre deste ano. 

  • Das 12 categorias* analisadas, 2 mantém crescimento expressivo: Casa e Decoração e Esporte e Lazer

 

Aplicativos de entrega   

Os principais motivos que levam os consumidores a comprar por apps de delivery são:

 

“Tem promoções especiais”.

 

“Não preciso sair de casa”.

 

Nesses aplicativos, as promoções preferidas são frete grátis e cupom de desconto.  

 

Cross Border Trade   

Sobre o consumo dos brasileiros em sites internacionais, a pesquisa mostrou um crescimento de 15% em relação ao semestre anterior, impulsionado pela quantidade de pedidos.

 

O faturamento foi de R$ 9,6 bilhões no 1º semestre de 2021, um incremento de R$ 187,5 milhões em faturamento. 

 

Live Commerce   

Outro dado interessante apresentado no estudo é o Live Commerce ou Live Shop. Houve um crescimento de 10% em vendas comparado ao semestre anterior. 

 

Inventado na China em 2016, esse tipo de venda - que une o live streaming com o comércio eletrônico - chegou ao Brasil em 2020. Inclusive por lá, é o maior sucesso. Só no Dia dos Solteiros de 2019, o Grupo Alibaba alcançou mais de 38 bilhões de dólares transmitindo ao vivo os produtos num verdadeiro show de vendas.   

 

Ano a ano, vemos as vendas no e-commerce aumentarem, a tecnologia evoluindo e a disputa pela atenção do consumidor ficando cada vez mais acirrada. A grande questão é: O que você tem feito para prosperar neste universo online? 

 

 

*As categorias da pesquisa são Alimentos e Bebidas, Construção e Ferramentas, Esporte e Lazer, Perfumaria e Cosméticos, Bebês e Cia, Eletrodomésticos, Informática, Saúde, Casa e Decoração, Eletrônicos, Moda e Acessórios e Telefonia.

Cristiano Chaussard

  • imagem de crischau
    Cristiano Chaussard é especialista em e-commerce, empresário proprietário da Flexy Negócios Digitais , exerce função voluntária como diretor de expansão e associados ADVB-SC (2009-2016). Um dos fundadores do Grupo Digital de Santa Catarina, leciona Marketing e Comércio Online na Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Tecnologia pela USP, MBA em Gestão do Conhecimento e Inovação pela USP e Pós-graduando em Marketing Estratégico pela ESPM. Escreve semanalmente no Portal AcontecendoAqui. Para contato com o colunista acesse: Twitter - @cristianojoyer Facebook - http://www.facebook.com/cristianochaussard Linkedin - http://br.linkedin.com/in/cristianochaussard Sobre o colunista - http://about.me/cristianochaussard

Notícias Relacionadas