Coluna Ligia Fascioni | Distância segura e bem-humorada

25 de Fevereiro de 2021

Ação acontece nas estações de metrô e de trem de Berlim

 

Mais um exemplo da BVG, transportes urbanos de Berlim. Minha personal ícone da propaganda, ela sempre usa o humor de um jeito muito especial!

Agora tem, em algumas estações de metrô e de trem, adesivos no chão explicando qual é a distância segura para evitar a contaminação por Corona Vírus, mas usando unidades de medida que os berlinenses entendem…

A primeira imagem mostra que a distância segura equivale a 3 cachorrinhos da raça Corgi. 

A segunda explica que a distância equivale a 2 espetos de Donner Kebab (um prato típico daqui, no Brasil é conhecido por churrasco grego).

A terceira mostra um pônei como unidade de medida.

A quarta é só para insiders: são 4 robôs com mostarda. A expressão aparece numa das peças de divulgação mais famosas da empresa, em que um rapper faz o papel de fiscal de tickets (aqui não tem roleta no transporte público e a fiscalização é feita por amostragem). O refrão é sempre “es mir egal” (“tanto faz”). Ele descreve as várias situações no transporte público e é sempre seguida de “tanto faz”, exceto quando a pessoa não tem o ticket. O robô com mostarda, que aparece na música, deve ser alguma piada interna antiga que eu desconheço. Uma justa homenagem ao músico Kazim Akboga, que se suicidou em 2017.

O vídeo da ação você assiste a seguir. E, logo abaixo, coloco quatro imagens da campanha

 

 

 

 

Ligia Fascioni

  • imagem de ligia
    Ligia Fascioni é consultora e palestrante nas áreas de marketing, identidade corporativa, liderança, inovação e atitude profissional. É engenheira eletricista, mestre em automação e controle industrial, especialista em marketing e doutora em engenharia de produção e sistemas com foco em gestão integrada do design. Autora de vários livros, incluindo “DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica” (Integrare, 2010) e "Atitude Pro Liderança" (Letramento, 2016). Seu blog (www.ligiafascioni.com) foi selecionado como um dos 10 melhores em língua portuguesa pela Deutsche Welle em 2013. Desde 2011, mora em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma empresa de tecnologia e é YouTuber do canal Berlim Tech Talks.

Notícias Relacionadas