ESTREIA: Sandro Lenzi é o nosso novo colunista | Como planejar suas ações de marketing digital em 2017?

16 de Janeiro de 2017

Caro Leitor,
É com grande satisfação que apresentamos nosso mais novo colaborador: SANDRO LENZI, redator publicitário, diretor executivo da Leads Marketing de Conteúdo, coordenador de conteúdo na Oxi3, social media. Sandro publicará artigos de sua autoria semanalmente versando sobre marketing digital, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e tecnologia. 
Bem-Vindo Sandro Lenzi

Jailson de Sá
Editor

 

Um ano novo se inicia e com ele, muita expectativa de melhora. Depois de dois anos de intensa recessão econômica, muitas empresas apostam em um ano melhor. Que assim seja. Mas como em toda crise, somente os mais bem preparados e adaptáveis é que se fortalecem. Neste sentido, um bom planejamento de marketing digital é fundamental nesta época do ano.

O digital já não é mais tendência. Ele é realidade há muitos anos já! Mas o marketing digital não é simplesmente postar qualquer coisa nas redes sociais e enviar SPAM. Muitas empresas ainda não usam o marketing digital de forma estruturada e planejada. Desta forma, não tem resultados.

Mas como deve ser o planejamento das ações de marketing digital para o próximo ano? É o que irei te responder!
 

Planejando 2017 com marketing digital de alta conversão!

1. Busque permissão e não invasão.

Houve um tempo em que bastava ter acesso a várias pessoas para impactá-las. Hoje as coisas não funcionam assim. Houve um tempo em que comprar uma lista de e-mail era o suficiente para uma “estratégia digital”. Hoje a coisa mudou.

É fundamental que o marketing de conteúdo seja pautado em permissão. Desde o conteúdo, o e-mail marketing e todas as demais estruturas, precisam ser focadas em permissão. Como assim?

Por exemplo, ao invés de mandar um e-mail sem permissão, crie uma estratégia para captar e-mails de pessoas realmente interessadas.

Isso não apenas melhora suas conversões, como também melhora consideravelmente sua imagem enquanto empresa. As pessoas não querem mais serem interrompidas, serem importunadas.

Cada vez mais, é fundamental buscar a permissão das pessoas.

 

2. Conteúdo de qualidade é cada vez mais fundamental

Não tem jeito, o marketing de conteúdo é uma realidade cada vez mais forte. Das empresas que utilizam a estratégia, 70% delas preveem um aumento de investimento no próximo ano. E ninguém investe em algo que não traz retorno, não é?

O marketing de conteúdo se baseia na premissa de primeiramente ajudar, para depois buscar a venda. Isso se enquadra perfeitamente no que o primeiro item citou.

Quando sua empresa produz conteúdo de qualidade, as pessoas veem mais valor na marca. Isso impacta diretamente nas vendas.

Além disso, com o marketing de conteúdo temos uma geração de leads cada vez mais barata e eficiente. Porém, é importante ressaltar que isso não significa sair por aí distribuindo posts. Em muitos casos, o ideal é contratar uma agência de marketing de conteúdo especializada, para pensar nas melhores estratégias.

 

3. Mobile é cada vez mais forte

Hoje, mais de 53% dos acessos à internet no Brasil são feitos em dispositivos móveis. Desta maneira, o planejamento de marketing digital precisa ser sempre pensado sob esta ótica. Isso envolve muito mais do que apenas um site ou blog responsivos.

O mobile exige conteúdos adaptados, layouts e uma UX especifica. Desta maneira, teremos um impacto muito mais positivo nas pessoas.

 

4. Estratégia é o ponto fundamental

Um bom planejamento de marketing digital precisa ser pautado em estratégia. Infelizmente, no meio do marketing digital criaram-se “fórmulas” prontas para praticamente tudo. Mas as pessoas não são iguais, as empresas também não. Como então usar estratégias iguais para todos?

É fundamental que o marketing digital seja pensado de forma estratégica, para impactar os leads e gerar desejo de compra. Caso contrário, ele nada mais é do que uma forma de jogar recursos das empresas no lixo!

Por isso, é fundamental estabelecer estratégias eficientes e alinhadas com sua empresa.

O marketing digital é a modalidade que mais cresce e que mais vem trazendo resultados. Mas conseguir destacar-se da concorrência e ter resultados de verdade, está cada vez mais complexo. Um bom planejamento é fundamental para conseguir isso! Bom ano a todos!

Sandro Lenzi

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    Sandro Lenzi é diretor executivo da Leads Marketing de Conteúdo, social media e redator. Eterno apaixonado por comunicação e pela influência do marketing na vida das marcas e das pessoas. contato@leadsconteudoweb.com.br