Coluna Patrícia Dalpra | Como o coaching pode ajudar a criatividade no trabalho?

01 de Outubro de 2018

O coaching se tornou uma ferramenta essencial na vida de diversos profissionais. Isso porque o método foi desenvolvido para ajudar as pessoas a obterem autoconhecimento e alcançarem competências técnicas e comportamentais para a conquista de seus objetivos.

 

 

Por isso, esse processo é utilizado em diversas áreas, inclusive para aflorar a criatividade no trabalho. Ele contribui para que o profissional consiga usar seu máximo potencial para ir ao fundo de sua capacidade criativa.

Sendo assim, para mostrar a você o quanto o coaching pode ajudar na criatividade no trabalho, listamos abaixo alguns benefícios que ele traz para a sua carreira e como ele permite construir melhores ideias para a sua profissão. Confira!

Quais benefícios o coaching pode trazer para a criatividade no trabalho?

Essa ferramenta pode ser a chave para o sucesso profissional e, consequentemente, para a sua realização pessoal, proporcionando mais satisfação e bem-estar.

Existem muitas vantagens ao usar o coaching para a aprimorar a criatividade. Dentre elas, podemos citar:

Estimular a sua mente

Para que você possa aflorar sua criatividade, é necessário manter sua mente estimulada. Sendo assim, procure um lugar que traga possibilidades estimulantes, fazendo com que você consiga ter mais reflexão. Com isso, fica mais fácil potencializar as suas habilidades.

Mas é importante buscar por locais diferentes para que seu cérebro esteja sendo desafiado a absorver sinais novos, como cheiros, imagens e outras peculiaridades do ambiente.

Encontrar falhas que estejam sabotando suas ideias

A técnica é usada para que você consiga identificar as suas próprias inseguranças, assim como pontos fortes e fracos e outros fatores que estejam sabotando suas ideias.

Você deve identificar os que estimula suas capacidades e o que pode provocar bloqueios. Com o coaching, você traça um plano de ação que ajuda a encontrar os seus sabotadores, permitindo criar uma visão ampla de novas soluções que contribuem para contornar a situação e enfrentar os desafios que surgirem.

O plano é que você consiga encontrar todos os pontos negativos que impossibilitam a sua criatividade e impeçam o seu crescimento profissional.

Ter outras perspectivas

Como o processo de coaching amplia sua visão dos acontecimentos externos e a percepção do seu interior, você passa a observar todos os pontos por outro ângulo, descobrindo os melhores caminhos para atingir os objetivos.

Para isso, olhe o que está acontecendo por outro ângulo, observando os pontos que devem ser melhorados, em vez de se concentrar nos problemas. Essa é uma atividade bem simples, mas que traz bons resultados.

Diminuir o medo de errar

Quando você se submete ao coaching, você começa a se sentir mais seguro em apresentar seus ideais e seguir as suas metas. O processo ajuda você a ser mais ousado e a confiar na sua capacidade para ir mais fundo em seus objetivos, progredindo e amadurecendo sem ter medo do desconhecido.

Você pode usar diversas ferramentas do coaching para descobrir formas de aprimorar sua criatividade e ir mais afundo em seus objetivos, deixando para trás o medo de falhar.

A criatividade no trabalho é algo primordial. Sem ela, é impossível alcançar os sonhos profissionais. No entanto, para ter um resultado mais eficiente e usar toda sua competência, é importante contar com métodos que ajudam a colher bons frutos no futuro.

 

Uma ótima semana!

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com

https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
Site: www.pdimagemecarreira.com

Patrícia Dalpra

  • imagem de pdalpra
    Patricia Dalpra é Estrategista em Personal Branding e Gerenciamento de Carreira, fundadora da PD Imagem e Carreira que surgiu da vontade de contribuir com as conquistas de pessoas e empresas através do desenvolvimento de uma estrutura que possa fundamentar e organizar uma marca e planejar uma carreira com base em seu DNA, preservando e valorizando sua essência para alcançar as melhores relações com a sociedade e o mercado. Pós- graduada pela Universidade Ramon Llull Barcelona – Madri e Formação Executiva em Brand Leadership pela Columbia University NY – EUA.