Coluna Patrícia Dalpra | Como aproveitar o fim de um ciclo para um recomeço de sucesso

04 de Novembro de 2017

Sabe aquela frase “quando uma porta se fecha, outra se abre”? Mesmo sendo um clichê, ela não deixa de ser verdade. Se você acabou de sair de um emprego ou terminou uma relação de muitos anos, provavelmente está sofrendo e se sentindo um pouco perdido em relação ao próximo passo. Isso é normal.

O fim de um ciclo costuma ser um período doloroso e incerto, mas pense que também pode ser uma ótima oportunidade para um recomeço de sucesso.

Que tal usar essa chance para se renovar e mudar aquilo que lhe incomoda? Desapegue do passado e comece a transformar a sua vida! Neste artigo vamos mostrar como é possível aproveitar a conclusão de uma etapa na vida para recomeçar. Confira!

 

Como ter um recomeço de sucesso na vida profissional

Um dos piores sentimentos é o de fracasso. Ser demitido ou estar em um emprego que não nos satisfaz é deprimente e agoniante. Por ser tão ruim, muitas pessoas ficam presas nos erros cometidos e na sensação de terem falhado — e algumas chegam a entrar em depressão. Só que não precisa ser assim!

Evite a culpa e o pensamento negativo. Em vez de encarar o fim de um ciclo como uma derrota, reflita sobre o que você precisa para se tornar um profissional melhor e evoluir.

Transforme o significado da situação. Você pode usar essa oportunidade para um reposicionamento de carreira ou, quem sabe, abrir aquela empresa que você deseja. Qual sonho você deixou em segundo plano por todos esses anos? Essa é a melhor hora para tirá-lo da gaveta e ir atrás do que você sempre quis.

Para isso, é importante que você invista em si. Faça uma capacitação técnica, aproveite o coaching para gerir sua nova carreira, adquira novas habilidades, fortaleça-se e tenha melhores competências nessa nova etapa da sua vida.

 

Como superar adversidades e mudar na vida pessoal

Recomeçar não é fácil. Se as mudanças forem internas, é mais complicado ainda. Mas se você não está mais feliz, para que insistir nos mesmos comportamentos? Veja a vida como uma jornada na qual estamos eternamente em movimento e em busca de autoconhecimento.

Seja paciente com seus erros, tente superar as mágoas que lhe causaram e utilize sua força interior para recomeçar. Ninguém pode mudar sua vida além você mesmo. É comum ter receios em períodos de transição, mas fique alerta e não deixe que o medo lhe paralise.

Aproveite também o fim do ciclo para agradecer pelas coisas que você passou. Mesmo as experiências negativas trazem aprendizado e podem servir como combustível para sua evolução pessoal.

A vida muitas vezes é imprevisível e não conseguimos mudar tudo que queremos. Portanto, foque no que você pode transformar. Não se deixe definir pelo passado. Prefira gastar energia no seu futuro e no que você quer daqui para frente. Use essa chance para ser feliz e tenha um recomeço de sucesso!

Quer saber mais sobre gestão de imagem e carreira? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail!

 

Conheça os materiais gratuitos que desenvolvemos.

Uma ótima semana!

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com

https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
Site: www.pdimagemecarreira.com

Patrícia Dalpra

  • imagem de pdalpra
    Patricia Dalpra é Estrategista em Personal Branding e Gerenciamento de Carreira, fundadora da PD Imagem e Carreira que surgiu da vontade de contribuir com as conquistas de pessoas e empresas através do desenvolvimento de uma estrutura que possa fundamentar e organizar uma marca e planejar uma carreira com base em seu DNA, preservando e valorizando sua essência para alcançar as melhores relações com a sociedade e o mercado. Pós- graduada pela Universidade Ramon Llull Barcelona – Madri e Formação Executiva em Brand Leadership pela Columbia University NY – EUA.