Coluna Nerd News | Por que eventos sobre quadrinhos são assunto de gente grande

16 de Abril de 2018

Este mês começou com um novo gás para todo mundo que, como eu, faz da Ilha da Magia sua base de observação de super-heróis. Sei que esse papo de “Ilha da Magia” e “super-herói” parece meio fantasioso, ainda mais para falar de um evento que terminou no 1º de abril… Mas não tem nada de mentira quando digo que este universo está cada vez mais real aqui em Santa Catarina, especialmente na região de Florianópolis.

Estou falando do Circuito Catarinense de Quadrinhos, que chegou à sua segunda edição em 2018. E espero que tenha sido a segunda de muitas! Afinal, não é todo dia que eu e centenas de outros fãs conseguimos nos reunir por aqui para conversar com gente importante do meio, compartilhar ideias, projetos, impressões e até aquela revolta coletiva por conta do que fizeram com um dos nossos heróis favoritos naquele filme que nem vou dizer qual é…

Foram três dias em que artistas, representantes de empresas de quadrinhos e profissionais de cinema de animação e games dividiram experiências com uma galera de todas as idades. Os patrocinadores puderam associar suas marcas a alguns dos conteúdos mais atrativos do evento, com ativações nas exposições, oficinas e painéis. Fica a dica para quem acha que falar de super-herói não é papo também para a gente grande do mercado.

Para mim, uma das coisas mais bacanas em participar de eventos como o CCQ é tirar a máscara de youtuber e ficar cara a cara com o pessoal que me acompanha no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Aliás, aproveita que os links estão bonitinhos aí e já deixa aquele like! Mas, voltando ao assunto, conversar com os seguidores e até com gente que nem conhece meu canal me fez pensar no valor destes espaços para a SNMBV (Sociedade Nerd Manezinha e Barriga-Verde).

É que eventos como o CCQ, a Gamercom e a Comic-Con realizam o que a maior parte dos enredos não dá conta: fazer com que todo mundo saia ganhando no final. Os consumidores se conectam às empresas por interesse genuíno em seu conteúdo, enquanto outras marcas, sejam nacionais ou locais, conseguem falar com novos públicos. Tem final mais feliz que esse?

Por falar em conexão...

Uma das conversas mais bacanas que tive no CCQ foi com o humorista Fernando Caruso. O cara não é super-herói, mas é conhecido pelos seus poderes de humorista. O que pouca gente sabe é que ele é um dos maiores fãs de quadrinhos do país, com uma coleção de dar inveja em qualquer nerd. Nosso bate-papo – que tratou da rivalidade entre DC Comics e Marvel no cinema, a expectativa para "Vingadores: Guerra Infinita" e muitos outros temas – está disponível lá no Nerd News:

Muita coisa bacana rolou no evento. Um dos destaques para mim foi a exposição de desenhos do Superman feitos por artistas catarinenses. O personagem está completando 80 anos desde sua criação, mas continua com aquele corpinho de 35.

Outro momento massa foi o painel com Ricardo Peres, sócio-fundador da 52 Animation Studio. Os caras criaram a Papaya Bull, uma série de animação brasileira que vai ao ar para todo o mundo pela Nickelodeon. A produção foi toda baseada na cultura de Florianópolis, com elementos característicos como o Boi de Mamão, que dá nome à série.

Em breve, vai ao ar no Nerd News uma entrevista feita no evento com a colorista Cris Peter, que já trabalhou para as editoras DC Comics, Marvel e Image. Ela foi a primeira brasileira indicada para o Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos. Se quiser assistir, fica ligado lá no canal. Veja ainda uma galeria de fotos que produzimos no CCQ 2018. Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Nerd News

  • imagem de nerdnews
    Marcelo Nunes é Publicitário e pós-graduando em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Atuou por três anos com marketing no Grupo RBS e mídias digitais na Agência Gas-br. Agora se dedica a compartilhar um pouco de seu conhecimento sobre o universo geek com os milhares de fãs conquistados com seu canal Nerd News, rede de conteúdo sobre o universo geek que já soma mais de 300 mil seguidores em YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat ‘OficialNerdNews’.