Coluna Inspiração | Teatro Imersivo para as marcas

10 de Dezembro de 2019

Os consumidores participando ativamente da história

 

O teatro imersivo se diferencia do teatro tradicional por remover o palco e envolver o público dentro da performance, muitas vezes permitindo uma interação com os atores e com o cenário. Essa participação ativa e imersiva torna a experiência única e individual.

Em 2011, esse formato ganhou mais visibilidade após o sucesso do “Sleep no More” em Nova York, uma peça em que os convidados colocam máscaras e são separados de seus grupos para circularem livremente por um hotel da década de 30 repleto de cenas e situações intensas inspiradas em Shakespeare.

Depois disso, o teatro “sem barreiras” se popularizou principalmente em Londres e Nova York, onde surgiram grupos especializados nesse tipo de experiência. Hoje, existem dezenas de peças em cartaz, algumas delas inspiradas em livros e filmes famosos, como “Alice No País das Maravilhas” e “Blade Runner”.

Sleep No More

 

 

Alice’s Adventure

 

Secret Cinema - Blade Runner

 

 

Secret Cinema Presents Blade Runner - The Final Cut A Secret Live Experience (2018) from Pascale Neuschäfer on Vimeo.

 

Nos últimos anos, com o crescimento do live marketing e das ações de experiência realizadas por marcas, o teatro imersivo se tornou uma nova ferramenta de comunicação. Com ela, os consumidores podem vivenciar histórias da marca de uma forma ainda mais impactante e inesquecível. E não estou falando de exposições, espaços temáticos ou simples ativações. Essa modalidade envolve, necessariamente, um trabalho cênico e teatral mais complexo, onde existe uma narrativa e performances interagindo com público.

Pode ser uma experiência para apresentar as características de um produto, um passeio pela história ou, simplesmente, a possibilidade de vivenciar uma série da TV. O teatro pode dar vida a diversos conteúdos de marcas.

Uma coisa é certa: os consumidores querem cada vez mais ter um alto grau de envolvimento com as experiências e buscam um papel ativo na narrativa e liberdade de escolha.

São muitos os cases desse tipo de publicidade que, apesar de ter um alto custo de produção e exigir planejamento, podem fazer diferença.

Que história você vai contar?

Confira alguns cases para inspirar a semana:

HBO – Westworld SXSW

Em 2018, a HBO recriou o universo de Westworld durante o evento SXSW, em um parque com mais de 8 mil metros quadrados para que os fãs pudessem vivenciar um pouco da série.

 

 

 

BOMPAS & PARR - Beyond The Waterfall

Uma experiência mitológica que transportou os consumidores para um conto de fadas.

 

 

ASICS - The Big Chase

Uma corrida imersiva cheia de cenas de suspense e ação.

 

DEWAR – The Malts of Legend

Para lançar um produto, a Dewar levou os consumidores para dentro da história da marca.

Dewar's The Malts of Legend - Experiential Theatre Activation from The Workshop Collective on Vimeo.

 

Dos Equis – Coveted Collection

O falso leilão de um milionário que deixou uma coleção cobiçada para trás.

Mirrorball - Dos Equis Coveted Collection, Immersive Theatre & Experiential Event from Mirrorball Agency on Vimeo.

 

Chambers Of Flavour

Chambers of Flavour from Richard on Vimeo.

 

 

Dinner at Twits

 

 

 

Coluna Inspiração

  • imagem de gustavot
    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.

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