Coluna Inspiração: Marketing de Causa

14 de Outubro de 2019

As marcas devem assumir o protagonismo nos desafios da sociedade.

 

Não é de hoje que sabemos que os consumidores preferem marcas que defendem causas relevantes.
Em tempos de grande exposição em redes sociais, opiniões fortes e descrença em governos, ficou difícil para as empresas ignorarem questões que os consumidores consideram importantes.

Segundo a última pesquisa do CPD (Carbon Disclosure Project), do Reino Unido, ações sustentáveis tem um ROI até 18% maior do que as demais. Fazer a diferença, vende! 

 

Pesquisa da consultoria Edelman Earned Brand:
62% dos brasileiros dizem consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento delas diante questões sociais relevantes.
61% acreditam que as marcas podem fazer mais para resolver os problemas do país do que os governos.

Veja alguns cases de marcas engajadas:

 

Corona: Muro de Lixo
Marca bloqueia praia de Ipanema com "muro de lixo"

 

Antarctica: APiPi
Um aplicativo para acabar com o xixi na rua durante o carnaval.

 

Burger King: Brinquedos Derretidos
Rede de fast-food derrete brinquedos plásticos e doa para reciclagem.

 

Hyundai: Eco-Parking
Um estacionamento pago com lixo reciclável.

 

 

Coluna Inspiração

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    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.