Coluna Inspiração | Ativações de Verão

18 de Dezembro de 2019

Como ativar as marcas na estação mais esperada do ano

 

 

Para entrar no clima da estação, nesta semana decidi compartilhar algumas ativações de marca que têm a cara do verão, um período em que os consumidores mudam de comportamento e querem aproveitar cada segundo ao máximo.

Não é de hoje que o verão é disputado na publicidade. Quem lembra das clássicas faixas de avião voando pelas praias do país nos anos 80 e 90?

Sem dúvida, as marcas de bebida, protetor solar, sorvete e moda de praia são as que mais aproveitam a temporada. Mas quando se fala de experiência, tem espaço para todo mundo.

 

 

 

Nem as esculturas de areia escaparam da publicidade. No lançamento de Aquaman nos cinemas, uma escultura gigante do personagem apareceu nas praias de Melbourne, na Austrália.

 

 

Outro clássico da estação são os chuveirões. Aqui no Brasil, a Sprite virou referência nessa ativação, mas marcas como Havaianas e Pantene também já refrescaram muitos consumidores.

 

 

 

 

 

 

E quando o assunto é se refrescar, as marcas não poupam esforços. Skol e Lipton já levaram tobogãs gigantes para as ruas das cidades.

 

 

 

(´Skolrrega’, o escorregador de 200 metros instalado no centro de Belo Horizonte)
 

Outra forma de envolver os consumidores é oferecer a eles o que mais desejam. Quem não participaria de uma ação para ganhar um sorvete ou uma Coca-Cola gelada? A Coca-Cola da Irlanda criou uma vending machine termossensível, que distribuía latas para as pessoas que realmente estivessem passando calor. Já o McDonald´s distribuiu sorvetes quando as temperaturas estavam insuportáveis.

 

 

 

Verão não é só calor

Com um consumidor cada vez mais consciente, ações de legado e sustentabilidade podem fazer a diferença na estação. Todo mundo quer a praia limpa! A Corona é uma das marcas que mais se apropriou desse território e tem feito ações de guerrilha com a retirada de lixo das praias.

 

 

 

Outra marca que levou a sustentabilidade em conta foi a Hyundai, que criou os ECO PARKINGS, estacionamentos na praia que são pagos pelos usuários com lixo reciclável.

 

 

Uma forma de ativar as marcas nas praias é oferecer serviços. Pode ser uma máquina para passar protetor, uma sombra com wi-fi ou, simplesmente, um ponto para serviços de delivery.

 

 

 

 

Miller Lite Summer Kick Back - Sunscreen Machine from Matthew Weiner on Vimeo.

 

 

Para fechar, tem uma ativação de que eu gosto muito, o THE HOME WEATHER MACHINE. Uma máquina que lembra aos turistas como está o clima em sua cidade natal enquanto ele aproveita as férias na praia. É, no mínimo, engraçado.

 

 

Bom verão para todos!

 

 

Coluna Inspiração

  • imagem de gustavot
    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.

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