Coluna Inovação | A participação catarinense na principal premiação do ecossistema de startups do país

15 de Outubro de 2020

Startup Awards vai revelar os melhores do país na próxima semana, no encerramento do CASE & Startup Summit, evento online e gratuito de empreendedorismo.

Foto: Fabrício U. Rodrigues / Agência SC Inova

 

Santa Catarina terá 13 finalistas em 11 categorias do Startup Awards 2k20, principal premiação do ecossistema de negócios inovadores do Brasil, que acontece no encerramento do CASE & Startup Summit, na sexta que vem (23.10).  

Alguns dos vencedores do estado nas últimas edições seguem no páreo pelo bi ou tricampeonato, enquanto outros vão disputar pela primeira vez o troféu inspirado em figuras dos heróis dos quadrinhos. Entre os que já receberam o prêmio em outras edições, estão a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) na categoria Hub de Inovação; a Darwin Startups como Aceleradora; a comunidade Startup SC; e o mentor Rafael Assunção. 

Algumas categorias merecem atenção por terem colocado dois catarinenses entre os três finalistas do país: Comunidade Revelação, que tem duas na disputa: Blumenau Startups e Join.valle; e Startup Revelação, com presença da Paytrack (Blumenau) e Transfeera (Joinville). Estas indicações são também um estímulo aos ecossistemas regionais do estado, que têm se destacado no cenário nacional de startups nos últimos anos.    

Também são finalistas a Softplan (Corporate), a gestora Cventures (Venture Capital), o programa de capacitação Startup SC (Educação), Exact Sales (Startup do Ano) e o fundador da Dialetto, Rodrigo Lóssio (Profissional de Imprensa).    

Mas qual é a importância desse prêmio para o ambiente de inovação do estado? Bem, trata-se de uma disputa nacional entre comunidades de empreendedores e startups e mercado em geral, que também serve como referência e indicador de maturidade de cada região. Historicamente, Santa Catarina sempre esteve entre os principais indicados e laureados nesta premiação da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) - a tendência é beliscar novamente algumas categorias. Na fase anterior, o estado emplacou 41 indicados, que ficaram no Top 10 de 15 categorias. 

Esta será a primeira edição conjunta (e online) do CASE e do Startup Summit, grandes eventos sobre tecnologia e empreendedorismo digital que acontecia presencialmente em São Paulo e Florianópolis e reuniam juntos mais de 10 mil pessoas. Será uma maratona de cinco dias, de 19 a 23 de Outubro, com mais de 300 palestrantes - entre eles cofundadores e representantes da 500 Startups, Techstars, Startup Weekend global e South By Southwest (SXSW) por exemplo - e até salas de negócios e relacionamento online. 

Mais evento online: SC terá Startup Weekend a partir desta sexta-feira, 16 de outubro

Um dos principais programas globais de estímulo ao empreendedorismo, o Startup Weekend, volta a Santa Catarina, mesmo em tempos de pandemia. Mas desta vez online e englobando todas as comunidades do estado – uma forma de compensar a ausência dos 30 eventos físicos que estavam marcados para 22 cidades catarinenses neste ano.

Além dos municípios de maior porte – que tradicionalmente já recebem o Startup Weekend no estado há alguns anos – neste 2020 seriam realizadas edições em cidades menores, mas que já demonstraram potencial de desenvolver novos projetos e comunidades empreendedoras, como Luzerna, Concórdia, Xanxerê, Caçador, Araranguá, Maravilha entre outras.

“O Startup Weekend é a hora de tirar sua ideia do esconderijo – e também é a democratização do empreendedorismo”, definiu Preta Emmeline, manager regional da Techstars, empresa responsável pela realização dos SW.

A maratona empreendedora tem como objetivo desenvolver ideias inovadoras de negócio, formação de equipes e apresentação de um protótipo para apresentação aos jurados – tudo isso em 54 horas. O Startup Weekend (SW) tem sido um ponto de partida para a formação de comunidades empreendedoras em Santa Catarina - algo que, como pudemos observar nos finalistas do Startup Awards, tem gerado um ótimo resultado para o estado.

Fabricio Umpierres Rodrigues

  • imagem de umpierres@gmail.com
    Fabrício Rodrigues, editor do portal SC Inova, é jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. www.scinova.com.br / E-mail: scinova@scinova.com.br

Notícias Relacionadas