Coluna Inovação | O que Israel, a Nação das Startups, tem a ensinar para o ambiente empreendedor em SC

13 de Setembro de 2018

Um forte senso de comunidade, o investimento em educação e a conexão entre a tríplice hélice (governo-academia-empresas) ajudam a explicar o desenvolvimento daquele polo

Foto: InfoSources

Quem conhece os principais ecossistemas de tecnologia e inovação do mundo costuma fazer algumas comparações entre as características de Santa Catarina com regiões como Israel e, mais recentemente, Portugal. Os três locais tem uma população não muito díspar (entre 7 e 10 milhões de habitantes), assim como uma dimensão territorial próxima. Apesar de estarem em estágios muito diferentes de desenvolvimento, são regiões de reconhecido potencial de inovação.

Mas Israel é, praticamente, outro planeta. A necessidade de desenvolver tecnologias para a defesa do território, o senso de comunidade fortalecido por questões religiosas e a tradição de investimento em educação transformaram o estado hebreu na "Nação das Startups" - proporcionalmente, tem a maior concentração de negócios de tecnologia em todo o mundo.

No começo deste mês, uma missão empresarial com empreendedores, representantes da academia e do poder público de Joinville foram à Israel buscar referências e trocar experiências, já que a maior cidade catarinense vem construindo seu próprio modelo de ecossistema de inovação - aproveitando o histórico empreendedor da cidade, o potencial já instalado e novos projetos como um parque tecnológico, a atração de novas empresas e vários programas de apoio à inovação.

Entre as visitas obrigatórias deste roteiro está um tour pelo Waze (talvez a startup israelense mais conhecida no cenário internacional), que já auxilia a prefeitura de Joinville no programa Connect Citizens, de monitoramento do trânsito. “Este é um ecossistema baseado em cooperação e no desenvolvimento de canais de confiança e ação. E isso não seria possível sem o engajamento real da academia, da setor privado e também do governo”, destaca Guilherme Lima, presidente do Join.Valle, projeto que concentra diversas iniciativas de inovação na cidade. O Exército tem peso significativo neste cenário - tanto na questão educacional quanto na indução ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Mas apesar do encanto, fica evidente que não adianta simplesmente replicar projetos que dão certo em Israel no ambiente de negócios do Brasil. “A nossa região – e o país como um todo – precisa de um choque de inovação para acompanhar o que está acontecendo no mundo. Me chama a atenção nestes polos a velocidade da mudança, o quão frenético surgem novas tecnologias e modelos de negócio. Foi muito importante, em missões como essa, conhecermos direto da fonte as iniciativas de quem está tão na frente”, resume Fabiano Dell’Agnolo, diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville e que liderou a comitiva.

Hub de saúde no Sul de SC

Tubarão, no sul do estado, lançou nesta terça (11.09) o projeto Hub de Saúde, iniciativa para desenvolver iniciativas de inovação e tecnologia voltadas à saúde, área com forte potencial econômico e de pesquisa na cidade. No encontro, foi assinado convênio entre a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para criar o Polo Tecnológico de Tubarão e Região da Amurel, compartilhando entre profissionais e empresas locais de TI os benefícios e serviços oferecidos pelas entidades.

Semana repleta de eventos na Capital

De hoje até a próxima semana não vão faltar eventos organizados por empresas e entidades ligadas ao setor de tecnologia na Grande Florianópolis. Hoje (13) e amanhã acontece em São José o Agile Challenges, que debate novas oportunidades e tecnologias para o setor de logística - e é promovido pela startup AgileProcess.  No sábado (15), a Hexagon Agriculture organiza o Developers Experience, em sua sede na SC-401, na Capital. O encontro é direcionado para desenvolvedores de software e terá palestras sobre Inteligência Artificial, IoT e Big Data.

Na semana que vem, no dia 20, a gestora de venture capital Bzplan promove na ACATE o Enhance, encontro que vai debater cases e tendências para empreendedores e investidores interessados no ecossistema local de inovação. Por fim, entre os dias 19 e 20, a Involves leva novamente ao Costão do Santinho seu principal evento, o Agile Experience, considerado o maior encontro sobre trade marketing do país e que terá palestras internacionais como do norte-americano Paco Underhill, autor de obras traduzidas em dezenas de países como "Vamos às Compras" e "O que as Mulheres Querem".

Fabricio Umpierres Rodrigues

  • imagem de umpierres@gmail.com
    Fabrício Rodrigues, editor do portal SC Inova, é jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. www.scinova.com.br / E-mail: scinova@scinova.com.br