Coluna Inovação | Inspirado em Austin, Florianópolis terá semana de eventos de inovação, TI e Economia Criativa em 2019

21 de Novembro de 2018

Foi o que antecipou nesta semana o superintendente de CT&I da Capital, Marcus Rocha, durante evento de encerramento do programa StartupSC em 2018

Uma semana com eventos diferentões, ligando música, inovação, games, festival de tattoos e tecnologia. É o que a prefeitura de Florianópolis promete para os dias 9 a 18 de agosto de 2019, em uma iniciativa chamada "Floripa Conecta" e que foi anunciada nesta semana, durante evento no Centro de Inovação Acate Primavera, que marcou o encerramento das atividades do programa StartupSC neste ano.

Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Marcus Rocha, a ideia é trazer para o ambiente local uma programação com foco na economia criativa, aproveitando que neste período a cidade vai receber o maior encontro do ecossistema de TI do estado, o Startup Summit - que em 2019 deve crescer e receber 3,5 mil pessoas. A primeira edição, realizada em julho passado, levou 2,2 mil pessoas ao Centro de Eventos de Canasvieiras.

Este Floripa Conecta seria o embrião de um projeto inspirado no South By Southwest, (SXSW) megaevento que congestiona a cidade texana de Austin em março, colocando no mesmo caldo festivais de tecnologia, música e cinema.

Como o leitor da coluna deve ter acompanhado no início do ano, uma comitiva de empresários e representantes do poder público catarinense foi para o SXSW neste ano conhecer o evento e pegar algumas referências. "Acreditamos que temos todos os elementos para construir um evento dessa magnitude na cidade, envolvendo gastronomia, tecnologia, design e artes. Há dois anos algumas entidades locais sonham com essa possibilidade", me disse à época o presidente da Acate, Daniel Leipnitz.

Mas há outras referências aí. Uma delas é o Web Summit, que acontece em Lisboa e que entrou na rota dos catarinenses neste ano. A conexão portuguesa e as similaridades com o ambiente de negócios catarinense, também abordada aqui na coluna recentemente, motivaram uma aproximação entre os polos e o namoro pode ficar mais firme no próximo ano, com projetos comuns como o de uma aceleradora binacional para selecionar projetos inovadores focados em smart cities.

Outra referência, infelizmente pouco conhecida aqui no estado mas muito mais próximas de nossa realidade, é o Hack Town, que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), o Vale da Eletrônica nacional. Ao longo de quatro dias, 300 eventos (entre shows, pequenos talks e palestras internacionais) movimentam a cidadezinha de 42 mil habitantes. Se Santa Catarina pretende avançar com eventos unindo tecnologia, inovação e cultura, é bom prestar atenção (ou como se fala em corporativês, fazer benchmarking) com os mineiros.
 

Economia Criativa + Empreendedorismo

Para quem se interessa por esses temas, a dica da coluna é o bate-papo gratuito - com direito a happy hour e música ao vivo - que acontece nesta quinta-feira (22), às 17h no Shopping Casa & Design. O "Tum Happy & Sound: Empreendedorismo e Economia Criativa" vai reunir grandes nomes do setor de TI e da indústria criativa para trocar ideias, inspirar novos negócios e gerar conexões. A iniciativa surgiu da parceria do Shopping Casa e Design com a É Show Produtora - responsável pela criação e produção do TUM Sound Festival, pioneiro festival de música e negócios de SC.

Farão parte do painel de debates o diretor de Marketing do Peixe Urbano, Adalberto Pieve; a produtora cultural Ivanna Tolotti - responsável pelo TUM Sound Festival, em Florianópolis; o diretor de Novos Negócios da Softplan, Marcus Vinicius Anselmo; o diretor da incubadora tecnológica CELTA, Tony Chierighini; e o diretor da revista Kaza, Ronaldo Ferreira. As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.

Fabricio Umpierres Rodrigues

  • imagem de umpierres@gmail.com
    Fabrício Rodrigues, editor do portal SC Inova, é jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. www.scinova.com.br / E-mail: scinova@scinova.com.br