Coluna Inovação | Comunidades empreendedoras se articulam pelo Brasil e buscam reconhecimento nacional

25 de Outubro de 2018

Disputa pelo Startup Awards, principal prêmio do país do segmento, fica mais acirrada a cada ano - Santa Catarina coloca representantes no Top 10 de todas as categorias

Foto: CASE/ABStartups 2016

Outubro foi mês de forte campanha eleitoral por whatsapp, e-mail, redes sociais e outras tantas mídias. Empreendedores, profissionais liberais, professores, investidores e muita gente envolvida com o ambiente de tecnologia e inovação do estado participou do processo de indicação de nomes para o Startup Awards, prêmio concedido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Por votação popular, foram escolhidos os top 10 empresas, projetos e profissionais em diversas categorias: melhor startup, melhor comunidade de startups, investidores, hub de inovação, aceleradoras, profissionais de imprensa, iniciativa social, entre outras.

A competição, a cada ano mais acirrada, evidencia o crescimento das comunidades empreendedoras pelo Brasil. Os "Valleys" de inovação, ainda que emergentes e com níveis díspares de desenvolvimento entre si, se articulam com base em suas características culturais e regionais: na Bahia, há o "All Saints Bay"; em Uberaba, o "Zebu Valley", no norte do Paraná, a turma da "terra vermelha" de Maringá, Londrina e região criou a "Red Foot Community".

Em Santa Catarina, mesmo com fortes comunidades regionais - como o "Desbravalley", no Oeste, e o "Join Vale", no Norte - a ideia foi concentrar votos na comunidade StartupSC, cada vez mais estadualizada. Há cinco anos, o programa do Sebrae/SC vem atuando como articulador de várias iniciativas de desenvolvimento de startups, dos programas de capacitação a missões internacionais e organização de eventos como os Startup Weekends e o Startup Summit. Em 2019, o programa de capacitação deve chegar a novas cidades do estado, como Blumenau e Chapecó.

Além da comunidade StartupSC, a presença catarinense nas semifinais do Startup Awards é forte, com representantes em todas as categorias - e, em algumas, com até três participantes, como as categorias de Universidade, Mentor e Profissional de Imprensa (o colunista aqui entre eles, inclusive). Entre as aceleradoras, há duas catarinenses no páreo.

Agora é a vez da avaliação da banca da ABStartups, que vai anunciar os três finalistas em cada categoria até meados de novembro. A premiação, que vai contar com uma grande representação barriga-verde organizada pela comunidade do programa StartupSC, acontece no encerramento do CASE, a Conferência Nacional de Startups e Empreendedorismo, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro.

Tubarão terá o Innovation Summit

Dois dias de encontros e debates sobre novas tecnologias, modelos de negócio e investimentos em inovação. Assim será o Innovation Summit, que acontece em Tubarão, sul catarinense, nos dias 29 e 30 de novembro.

O anúncio foi feito nesta quarta (24) pelo Conselho de Ciência e Tecnologia de Tubarão, que reúne 15 entidades representando setor público, privado e universidades. O evento é mais um passo do projeto de transformar a cidade em um "hub de inovação" no sul do estado, privilegiando setores de mercado já fortes na cidade, como logística/infraestrutura e saúde.

Uma das inspirações é a pequena Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, que é conhecida como a "capital da eletrônica" no país pela forte concentração de empresas de base tecnológica. E também organiza o maior festival nacional de economia criativa, o Hack Town - falamos dele nessa coluna aqui.

É mais uma iniciativa regional que mobiliza a comunidade empreendedora em Santa Catarina, assim como a ExpoInovação, que acontece há seis anos em Joinville organizada pelo Conselho de C&T municipal. E também o Hoje, evento privado com foco em marketing e vendas e se tornou ponto de encontro do ecossistema do oeste catarinense.

O site do evento, que ainda não abriu inscrições, é este: https://isummit.com.br/

Fabricio Umpierres Rodrigues

  • imagem de umpierres@gmail.com
    Fabrício Rodrigues, editor do portal SC Inova, é jornalista com especialização em Gestão Empresarial. Atuou durante 12 anos como coordenador em agências de assessoria de imprensa (Dialetto e PalavraCom), foi repórter em jornais como Gazeta Mercantil SC, A Notícia e Folha de S. Paulo e editor de sites de cultura desde os tempos da Internet discada. www.scinova.com.br / E-mail: scinova@scinova.com.br