Coluna Guilherme da Luz | A importância do Google Analytics para seu negócio.

12 de Abril de 2021

Veja neste artigo como os insights sobre os clientes contribuem com suas iniciativas de marketing digital

Foto: Pixabay

 

Não é novidade nenhuma que as empresas necessitam estar na internet para conseguirem bons resultados. A concorrência chega a ser gigante, fazendo com que as estratégias de marketing digital apareçam cada vez mais, não importando o tamanho da empresa.

O marketing digital diz respeito a todas as ações de marketing realizadas pela internet. Seja em websites, blogs ou redes sociais, estas estratégias são extremamente importantes no mercado atual para conquistar novos clientes, convertendo-os em fãs da marca ou empresa.

Afinal, o público está na internet e essa afirmação é indiscutível. Mesmo quem não se rendia às facilidades das compras on-line precisou se adaptar rapidamente a esta nova realidade mundial.

A boa notícia para as empresas é que existem milhares de plataformas e serviços que ajudam no marketing digital. Uma delas, talvez uma das mais importantes e utilizadas atualmente, é o Google Analytics, ferramenta gratuita da Google para mensuração de dados.

Google Analytics: para que serve?
Muita gente não sabe, mas é possível rastrear e medir diversas ações dentro da internet. E estes dados são importantíssimos para as empresas que querem obter resultados positivos no mundo virtual.

O sistema do Google Analytics traz diversos dados coletados pelas inúmeras páginas e usuários que utilizam o mecanismo de busca. Para as empresas essa é uma das ferramentas mais poderosas para conhecer seu público e avaliar os resultados do seu site.

São muitos dados e indicadores sobre o público, desde informações demográficas como idade, gênero e localidade, como os termos buscados por eles e quais termos os levaram para o seu site. Se bem analisados, estes dados podem basear diversas estratégias de marketing, além de mostrar qual a aceitação da sua página pelo seu público-alvo e o desempenho de sua empresa na internet.

Por apresentar muitas métricas e indicadores diferentes, permite que o usuário crie um relatório ou painel de controle personalizado, mostrando apenas os dados mais relevantes, seja sobre o perfil do visitante ou seu comportamento dentro do site.

Qual a importância do Google Analytics para os negócios?
São diversas formas que o sistema do Google Analytics pode ajudar na performance dos negócios na internet. Veja algumas!

1. Auxilia na produção de conteúdo
Ao medir os usuários que visitam sua página, é possível identificar seu público-alvo. Assim é possível criar conteúdo mais relevante para esse público.
Divulgar sua marca por meio de conteúdos de qualidade é uma técnica chamada Inbound Marketing, muito difundida e de eficácia mais do que comprovada pelas empresas. Basicamente, ao conferir as estatísticas e dados gerais de seu público é possível criar conteúdos mais atraentes e efetivos, trazendo cada vez mais pessoas deste perfil ao seu site. 
É possível conseguir aumentar o tráfego orgânico da sua página utilizando estratégias de marketing por meio de diferentes ideias para todos os tipos de mídias, mas que funcionam com o seu público-alvo. 

2. Integrando com redes sociais
Outra grande vantagem de utilizar o Google Analytics é a integração com as redes sociais, que são grandes ferramentas de divulgação on-line. Além dos dados coletados pelo Analytics sobre seu site, você pode comparar os dados coletados pelas redes sociais para auxiliar ainda mais na criação de estratégias de marketing digital.
No painel do Analytics o usuário consegue medir quais redes sociais ou outros canais de divulgação estão levando mais pessoas ao site. Assim, a empresa entende em quais redes sociais deve investir mais em conteúdo, ou adequar seu conteúdo existente para o formato mais aceitável e que apresentam taxa de conversão mais baixa.

3. Completa análise do desempenho on-line da empresa
O Google Analytics fornece uma enorme e variada gama de informações que são necessárias para analisar o desempenho das ações de marketing da empresa. Com ele é possível verificar quais as páginas mais acessadas do site e de que forma o público chega ao seu site. 

Além disso, mensura o tempo que passam navegando em sua página, quais canais de divulgação estão trazendo mais visitantes ao site, além das métricas específicas de lojas virtuais para medir vendas e conversões.

Quanto melhor compreendidos os indicadores, melhores e mais eficazes se tornam as estratégias de marketing digital para a empresa. Principalmente em lojas virtuais, o Analytics é um aliado poderoso para o aumento nas vendas. 

O sistema mostra quais produtos estão sendo mais visitados e comprados, quais termos de busca que o seu público utiliza, se o funcionamento de seu site afasta as pessoas, além de possuir ferramentas que mostram as tendências de pesquisa relacionadas ao seu setor de atuação.

Conclusão
O Google Analytics disponibiliza insights muito importantes sobre os clientes, contribuindo assim, com todos os nichos de negócios. Por meio dos dados apresentados é possível encarar os maiores desafios das empresas: a concorrência e fidelização de clientes.

Essa é uma ferramenta que está ajudando na otimização de recursos disponíveis, bem como nas iniciativas de marketing que as empresas devem investir. Isso porque o Google Analytics:

● Entende o ciclo de vida do cliente, ou seja, desde a aquisição até a retenção, unindo dados da web quanto do app.
● Utiliza o aprendizado de máquina para gerar insights automaticamente por meio dos seus dados, contribuindo para que sua empresa possa melhorar o marketing.

Então, como você pode conferir, o Analytics é uma ferramenta essencial para os negócios on-line. Por meio dela é possível oferecer exatamente o que o cliente busca, como diferencial nas empresas.
 

Guilherme da Luz

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    Guilherme da Luz - CMO da Gluz Digital, empresa de Marketing e Performance. Especialista em Organic Search e conta com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Foi co-fundador da Vemm Leads e liderou o departamento de Marketing e SEO da empresa, construindo alguns dos maiores sites de captação de leads para produtos financeiros do país. A empresa foi adquirida em 2015 pela Quinstreet (Nasdaq QNST), uma das maiores empresas de Marketing de Performance dos Estados Unidos e continuou liderando as ações de Marketing dos portais da empresa americana no Brasil. Na Gluz Digital, desenvolve projetos de SEO para empresas como a ExpressVPN, Microsoft, Wondershare, Babbel, Kaspersky, entre outras marcas globais. Desde 2013 é correspondente internacional do AcontecendoAqui e realizou a cobertura de vários festivais de Marketing e Propaganda como Cannes Lions (2013 a 2019), Web Summit, PIAF e Lisbon Ad Festival.

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