Não sabe o que fazer para ter mais acessos ao seu conteúdo? Invista em títulos criativos capazes de engajar o público.
Podendo migrar facilmente entre páginas, são os títulos criativos que despertam o interesse e fazem o leitor optar por seu conteúdo.
Considere a sua experiência, quantas vezes você já acessou determinada página apenas porque o título pareceu mais atrativo?
Sendo um item que requer atenção, pequenas mudanças na forma como são escritos, ampliam o número de acessos.
Alguns pontos como quando o título não combina com o conteúdo, ou quando excede 60 caracteres são agravantes para a não conversão. Saiba mais!
O que preciso para criar títulos criativos para maior engajamento
Para que você consiga alavancar seus acessos e fazer com que seus conteúdos se tornem mais atrativos, confira essas dicas para criar títulos criativos:
Títulos criativos precisam ser claros
Antes mesmo de pensar em como construir títulos SEO que prendem, tenha em mente que independentemente do tema, ele precisa ser claro.
Quanto mais clareza e informação sobre o assunto abordado, ou como o texto irá ajudar o leitor, mais convincente e persuasivo se torna o título.
Cada vez mais os leitores, principalmente internautas ou leitores digitais, estão buscando objetividade. Ou seja, o conteúdo deve ser curto, objetivo e fácil de ser compreendido.
Nesse sentido, evite ao máximo títulos que possam passar ao leitor a impressão de que ele está sendo enrolado. Ou, que seja preciso ler diversas vezes para entender do que se trata.
Tenha foco na utilidade
A escrita de títulos criativos requer pensar como o leitor. Se você é a pessoa que está produzindo o conteúdo, se questione: “o título escolhido me faria clicar e ler o conteúdo?”.
Todo texto precisa ser útil. Se alguém está procurando uma informação, ela precisa saber – com o título – que seu questionamento será solucionado.
Isso vale tanto para a resolução de um problema, como para oferecer novos conhecimentos. Toda abordagem deve ser voltada ao seu público-alvo, sua jornada de consumo ou posição no funil de vendas.
Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais é um termo usado para uma prática em que se apela diretamente para o estado emocional dos consumidores.
Títulos criativos que remetem a uma sensação de urgência, como, por exemplo, “último dia para” ou “somente hoje”, são mais acessados do que outros conteúdos.
A justificativa é bastante simples, todo ser humano gosta de aproveitar boas oportunidades e ganhar vantagens. Isso demonstra como o uso de gatilhos mentais são uma estratégia de copywriting.
Instigue a curiosidade
Para títulos criativos é preciso despertar o interesse do leitor. Assim como os gatilhos, essa técnica envolve a inclusão de emoções e sentimentos na experiência e acesso.
Se você for capaz de criar um título que desperte a curiosidade, é praticamente impossível que o leitor não acesse seu conteúdo.
Para um ar levemente intrigante, adicionar metáforas e figuras de linguagem torna o título mais interessante.
Incorpore diferentes componentes da língua portuguesa
Nosso idioma é muito rico e oportuniza ao criador de conteúdo usar diferentes componentes e entonações para criar títulos criativos.
Uma boa prática é fazer um título em forma de pergunta. Dessa forma, o leitor é instigado a descobrir a resposta no decorrer do texto.
Outra dica é usar números para representar a lista que será apresentada no conteúdo. Informações que são apresentadas como uma listagem são mais acessadas por serem objetivas. Além de atrair o público, é uma maneira de agradar os algoritmos do Google.
Não esqueça das técnicas SEO
Tão importante quanto criar títulos criativos, é fazer com que esse – e o seu conteúdo, cheguem até o público. Para isso, use técnicas de SEO que impulsionam e classificam melhor a página nos sites buscadores, como o Google.
Primeiramente esteja atento à palavra-chave, a inclua no título o mais cedo possível. Uma boa dica é usar a palavra-chave seguida de dois pontos para enfatizar sua importância.
Usar tendências populares também é uma estratégia interessante. O que comprova isso é o fato de que os memes se tornaram importantes para o marketing digital.
A explicação desse fenômeno é bastante simples: quando um tema está em alta, há mais buscas. Logo, contribui para que seu conteúdo seja encontrado pelos leitores.
Mais um exemplo que merece destaque são os tutoriais. A grande maioria dos leitores busca um conhecimento específico. Por isso, acessam conteúdos que explicam, detalhadamente, como resolver um problema ou solucionar uma dúvida.
Nessa abordagem, o título precisa ser útil e até explícito, deixando claro do que se trata e o que será abordado.
Metodologias que também podem ser empregadas
Se as dicas anteriores ainda não foram suficientes para aflorar a sua criatividade, alguns métodos extras são capazes de impulsionar a imaginação.
A primeira é realizar um brainstorming listando palavras relacionadas ao conteúdo. Use a tática de misturá-las e fazer diferentes combinações até encontrar um título que o agrade.
A depender do tema, palavras com múltiplas interpretações podem formar títulos criativos, bem humorados e até mais inteligentes e perspicazes.
O texto precisa ser condizente com o título
Embora essa não seja uma dica específica para a elaboração de títulos criativos é fundamental para que o conteúdo alcance o sucesso esperado.
Nada é mais frustrante ao leitor do que acessar um conteúdo com ótimo título, mas que o conteúdo não é aprofundado e explicativo.
Mesmo que pareça inofensivo, ficar enrolando ou não cumprir o prometido é receita certa para que as pessoas evitem sua página.
Em contrapartida, a combinação do título criativo com o conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing e tráfego orgânico que sua página pode usar.
Resumindo, aplicando essas dicas, sem dúvida seus textos terão títulos criativos para atrair uma imensa variedade de leitores.
Quais as melhores estratégias de SEO para criar títulos criativos?
Como você viu, um título criativo possui um peso enorme para que a sua página alcance bom posicionamento no Google e em outros buscadores. Porém, ao aplicar algumas estratégias de SEO, é possível atingir ainda melhores resultados orgânicos.
A nossa equipe utiliza as seguintes estratégias e conseguimos resultados satisfatórios por meio delas. Veja quais são:
Usar a palavra-chave principal no início do título
Na maioria dos casos é possível inserir a palavra-chave principal no início do título. Veja um exemplo de um título criado pela nossa equipe para postagem no portal parceiro, em uma ação de link building para o nosso cliente CapCut: “Conscientização ambiental: 5 passos para restaurar fotos e proteger o futuro”, usamos ‘Conscientização ambiental’ como palavra-chave principal.
Elaborar perguntas
Títulos com questionamentos atraem mais a atenção dos leitores, já que são mais criativos. O ideal é usar “Por que”, “Como” e outros, já que os leitores usam os buscadores, na maioria das vezes, para sanar dúvidas.
Inserir separadores
Além de evidenciar o nome do portal, o uso de separadores também proporciona uma visualização mais limpa do título nos buscadores. Então, ao otimizar o título SEO, opte por inserir um traço (-) ou uma barra (|), por exemplo:
Respeitar o limite de caracteres
Títulos longos atrapalham a legibilidade e acabam sendo cortados pelos buscadores. O ideal é não ultrapassar o limite de 60 caracteres, mantendo a palavra-chave principal. Por exemplo, para o título “Como ter sucesso ao vender artigos online: 5 dicas de sucesso | NegociosEmFoco”, o ideal é deixar o título SEO assim: “Como ter sucesso ao vender artigos online | NegociosEmFoco”, com 58 caracteres.
Se o mesmo estivesse com mais de 60 caracteres, provavelmente apareceria assim no buscador: “Como ter sucesso ao vender artigos online: 5 dicas…”. O contrário também terá um efeito negativo para o seu portal. Portanto, tente manter o título dentro dos caracteres mínimos de 45 e máximo de 60.
Então, seguindo essas dicas e estratégias você conseguirá criar títulos criativos que engajam.
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