Publicidade
Coluna Guilherme da Luz | Como fazer a gestão de conteúdos de forma eficiente
12 de Abril de 2024

Coluna Guilherme da Luz | Como fazer a gestão de conteúdos de forma eficiente

Quem é do ramo das mídias ou marketing digital já ouviu falar na gestão de conteúdos. Mas, você sabe como fazer essa gestão de modo eficiente?

Publicidade
Por Guilherme da Luz 12 de Abril de 2024 | Atualizado 12 de Abril de 2024

A gestão de conteúdos é uma sequência de procedimentos, do planejamento à mensuração dos resultados das estratégias traçadas. É uma análise abrangente que engloba publicações em geral, como sites, blogs e redes sociais.

Além disso, as estratégias são gerenciadas em diferentes estágios. Há o que já está em fase de revisão, há ainda o que está sendo planejado, ou o que já foi publicado.

Publicidade

Nesse sentido, essa gestão é parte das estratégias de marketing de conteúdo e quando acontece de maneira eficiente reflete o sucesso das boas ações empregadas.

É claro que não se trata apenas das publicações. Mas, do gerenciamento de todo o time responsável ou relacionado ao conteúdo digital.

Que tal saber mais sobre o assunto e entender como fazer a gestão de conteúdos de forma eficiente?

O que é a gestão de conteúdos?

A gestão de conteúdos é um processo que compreende planejar, criar, revisar, publicar, promover, analisar e mensurar o conteúdo digital.

As estratégias de otimização de conteúdo são coordenadas em diferentes canais e etapas do ciclo de vida. Por envolver a criação até a avaliação de resultados, conteúdos em diferentes estágios devem ser igualmente gerenciados.

Empresas que adotam meios digitais de comunicação devem concentrar esforços para que seus conteúdos tenham ligação entre si. A gestão de conteúdos possibilita que tudo que foi ou será publicado esteja interligado de maneira coerente e estratégica.

Dessa forma, além de fortalecer a marca e ser reconhecido como referência, faz com que os visitantes se tornem leads e, posteriormente, clientes.

Como fazer a gestão de conteúdo?

Existem algumas etapas que devem ser realizadas para fazer uma gestão de conteúdos eficaz:

Planejamento

O primeiro passo da gestão de conteúdos é o planejamento. Crie uma persona para que seja possível estudar suas necessidades ou demandas.

A partir disso, será necessário elencar quais assuntos podem ser melhor recebidos ou úteis para o seu público. O conteúdo precisa ser lógico para que haja uma jornada evolutiva.

Será nessa fase do planejamento que se estabelece quais materiais serão desenvolvidos para cada fase do funil de vendas.  E também, quais palavras-chaves devem ser empregadas.

Com a persona definida, será muito mais simples traçar o tom de voz e linguagem adotada na produção do conteúdo.

Clientes mais jovens, por exemplo, permitem um estilo mais despojado, enquanto que consumidores mais velhos prezam pela formalidade. Acertar no tom e na linguagem oportuniza uma conexão genuína com o público.

Criação

Essa fase da gestão de conteúdos aborda quais tópicos ou assuntos devem ser explorados. Você pode selecionar algumas referências para a construção do seu conteúdo.

Quanto mais detalhado for o planejamento, menores serão os ajustes. Por isso, defina o objetivo, local de publicação, a persona ou nível do funil de vendas, a utilidade e o prazo de publicação.

Imagem de Glenn Carstens-Peters no Unsplash

Revisão

A revisão tem foco não apenas em corrigir erros ortográficos, gramaticais ou de concordância. Mas, tem a visão de criar um conteúdo fluido, com legibilidade e que atenda aos critérios de SEO.

É recomendado que mais de uma pessoa revise o texto para constatar que o conteúdo está claro, compreensível e é útil.

Quanto mais alinhados os textos tiverem com as estratégias, maiores as chances de refletir a linguagem e tom de voz adotados pela empresa.

Publicação e promoção

Com o conteúdo adequado, é a hora da publicação. Essa ação pode ser imediata ou aguardar o cronograma estabelecido.

Há conteúdos que condizem com uma época específica do ano, como a Páscoa, por exemplo. Assim, por mais que o material esteja pronto, a publicação deve respeitar o prazo estipulado, de modo que essa estratégia não se perca ou fique sem sentido.

Quando o conteúdo for publicado, deve ser promovido para chegar até as personas definidas.

De fato, definir em quais redes ou meios publicar é um parâmetro muito importante. Inclusive, é importante entender e divulgar nos melhores dias e horários para o público-alvo.

Essa preocupação é básica para que o conteúdo tenha maiores acessos e interação.

Análise e mensuração de resultados

Analisar e medir os resultados possibilita entender o que está dando certo e o que deve ser melhorado. Cada plataforma, como as redes sociais, oferece indicadores de performance que poderão ser analisados.

Aproveite as publicações que obtiveram sucesso para potencializá-las ainda mais. E, para criar conteúdos próximos ou complementares, como infográficos ou vídeos.

Em contrapartida, os conteúdos que não foram tão bem quanto o planejado, podem ser melhorados ou até mesmo excluídos. Muitas vezes retirar um texto é mais benéfico do que mantê-lo apenas para “dar volume” de publicação.

A gestão do time

Imagem de Kindel Media no Pexels

Além do conteúdo, é preciso que haja a gestão da equipe responsável por esses materiais. Para isso, inicie atribuindo responsabilidades e funções a cada membro.

Esse time não precisa, necessariamente, ser colaboradores internos. Hoje é muito prático contratar freelancers ou uma agência para realizar diversas atividades, como a criação de conteúdo.

É claro que para isso os objetivos devem estar estipulados e serem informados às partes interessadas. Apenas com esse conhecimento cada membro conseguirá desempenhar seu papel com sabedoria.

Por último, organize as atividades e o fluxo de trabalho que deve ser seguido para que os objetivos sejam alcançados.

Agora que você já sabe sobre a importância da gestão de conteúdos, inclua-a em sua companhia para ter controle de tudo que foi ou será produzido.

Uma boa agência de conteúdo pode te auxiliar a gerenciar e promover seus conteúdos, indo de encontro com sua persona e com o sucesso.

Como uma agência de conteúdo pode te ajudar

Especialistas em gestão de conteúdos vão agregar diferentes benefícios, já que possuem expertise de mercado. A nossa equipe, por exemplo, é formada por profissionais de diferentes áreas do setor de marketing. Juntos, temos o que precisamos para alavancar a marca dos nossos clientes na busca orgânica.

Contamos com editores, curadores, estrategistas, analistas de SEO, redatores, entre outros especialistas, tornando assim, a gestão dos conteúdos do portal de nossos clientes mais descomplicada. Ou seja, contar com uma agência vai te poupar o trabalho de organizar uma equipe e gerenciá-la.

Cuidamos desde o planejamento até a promoção do conteúdo, além de analisarmos os resultados e mudar as estratégias, caso seja preciso. Entre os nossos cases de sucesso, destacamos uma de nossas experiências: a gestão de conteúdo da Smartia Seguros.

 

Trabalhamos com a inserção de estratégias de Marketing de Conteúdo e conseguimos alavancar as visualizações da página e os acessos orgânicos desde que iniciamos o projeto com o portal em dezembro de 2017. Três anos depois já havíamos conseguido mais de 600% de acessos orgânicos.

Com a nossa gestão de conteúdos, melhoramos também a taxa de rejeição e aumentamos o tempo de permanência do usuário na página. Até encerrarmos a parceria no início de 2023, a Smartia Seguros conquistou muito mais leads qualificados em um nicho super competitivo.

Além desse portal, ajudamos muitos outros a aumentarem o tráfego orgânico, como: Babbel, Microsoft, Wondershare, Express VPN, SeguroAuto.org, Kaspersky, CapCut e outros.

Então, contar com uma agência de conteúdo para fazer a gestão de conteúdos é uma excelente estratégia, concorda?

Foto do topo:Freepik

Publicidade
Publicidade