A gestão de conteúdos é uma sequência de procedimentos, do planejamento à mensuração dos resultados das estratégias traçadas. É uma análise abrangente que engloba publicações em geral, como sites, blogs e redes sociais.
Além disso, as estratégias são gerenciadas em diferentes estágios. Há o que já está em fase de revisão, há ainda o que está sendo planejado, ou o que já foi publicado.
Nesse sentido, essa gestão é parte das estratégias de marketing de conteúdo e quando acontece de maneira eficiente reflete o sucesso das boas ações empregadas.
É claro que não se trata apenas das publicações. Mas, do gerenciamento de todo o time responsável ou relacionado ao conteúdo digital.
Que tal saber mais sobre o assunto e entender como fazer a gestão de conteúdos de forma eficiente?
O que é a gestão de conteúdos?
A gestão de conteúdos é um processo que compreende planejar, criar, revisar, publicar, promover, analisar e mensurar o conteúdo digital.
As estratégias de otimização de conteúdo são coordenadas em diferentes canais e etapas do ciclo de vida. Por envolver a criação até a avaliação de resultados, conteúdos em diferentes estágios devem ser igualmente gerenciados.
Empresas que adotam meios digitais de comunicação devem concentrar esforços para que seus conteúdos tenham ligação entre si. A gestão de conteúdos possibilita que tudo que foi ou será publicado esteja interligado de maneira coerente e estratégica.
Dessa forma, além de fortalecer a marca e ser reconhecido como referência, faz com que os visitantes se tornem leads e, posteriormente, clientes.
Como fazer a gestão de conteúdo?
Existem algumas etapas que devem ser realizadas para fazer uma gestão de conteúdos eficaz:
Planejamento
O primeiro passo da gestão de conteúdos é o planejamento. Crie uma persona para que seja possível estudar suas necessidades ou demandas.
A partir disso, será necessário elencar quais assuntos podem ser melhor recebidos ou úteis para o seu público. O conteúdo precisa ser lógico para que haja uma jornada evolutiva.
Será nessa fase do planejamento que se estabelece quais materiais serão desenvolvidos para cada fase do funil de vendas. E também, quais palavras-chaves devem ser empregadas.
Com a persona definida, será muito mais simples traçar o tom de voz e linguagem adotada na produção do conteúdo.
Clientes mais jovens, por exemplo, permitem um estilo mais despojado, enquanto que consumidores mais velhos prezam pela formalidade. Acertar no tom e na linguagem oportuniza uma conexão genuína com o público.
Criação
Essa fase da gestão de conteúdos aborda quais tópicos ou assuntos devem ser explorados. Você pode selecionar algumas referências para a construção do seu conteúdo.
Quanto mais detalhado for o planejamento, menores serão os ajustes. Por isso, defina o objetivo, local de publicação, a persona ou nível do funil de vendas, a utilidade e o prazo de publicação.
Revisão
A revisão tem foco não apenas em corrigir erros ortográficos, gramaticais ou de concordância. Mas, tem a visão de criar um conteúdo fluido, com legibilidade e que atenda aos critérios de SEO.
É recomendado que mais de uma pessoa revise o texto para constatar que o conteúdo está claro, compreensível e é útil.
Quanto mais alinhados os textos tiverem com as estratégias, maiores as chances de refletir a linguagem e tom de voz adotados pela empresa.
Publicação e promoção
Com o conteúdo adequado, é a hora da publicação. Essa ação pode ser imediata ou aguardar o cronograma estabelecido.
Há conteúdos que condizem com uma época específica do ano, como a Páscoa, por exemplo. Assim, por mais que o material esteja pronto, a publicação deve respeitar o prazo estipulado, de modo que essa estratégia não se perca ou fique sem sentido.
Quando o conteúdo for publicado, deve ser promovido para chegar até as personas definidas.
De fato, definir em quais redes ou meios publicar é um parâmetro muito importante. Inclusive, é importante entender e divulgar nos melhores dias e horários para o público-alvo.
Essa preocupação é básica para que o conteúdo tenha maiores acessos e interação.
Análise e mensuração de resultados
Analisar e medir os resultados possibilita entender o que está dando certo e o que deve ser melhorado. Cada plataforma, como as redes sociais, oferece indicadores de performance que poderão ser analisados.
Aproveite as publicações que obtiveram sucesso para potencializá-las ainda mais. E, para criar conteúdos próximos ou complementares, como infográficos ou vídeos.
Em contrapartida, os conteúdos que não foram tão bem quanto o planejado, podem ser melhorados ou até mesmo excluídos. Muitas vezes retirar um texto é mais benéfico do que mantê-lo apenas para “dar volume” de publicação.
A gestão do time
Além do conteúdo, é preciso que haja a gestão da equipe responsável por esses materiais. Para isso, inicie atribuindo responsabilidades e funções a cada membro.
Esse time não precisa, necessariamente, ser colaboradores internos. Hoje é muito prático contratar freelancers ou uma agência para realizar diversas atividades, como a criação de conteúdo.
É claro que para isso os objetivos devem estar estipulados e serem informados às partes interessadas. Apenas com esse conhecimento cada membro conseguirá desempenhar seu papel com sabedoria.
Por último, organize as atividades e o fluxo de trabalho que deve ser seguido para que os objetivos sejam alcançados.
Agora que você já sabe sobre a importância da gestão de conteúdos, inclua-a em sua companhia para ter controle de tudo que foi ou será produzido.
Uma boa agência de conteúdo pode te auxiliar a gerenciar e promover seus conteúdos, indo de encontro com sua persona e com o sucesso.
Como uma agência de conteúdo pode te ajudar
Especialistas em gestão de conteúdos vão agregar diferentes benefícios, já que possuem expertise de mercado. A nossa equipe, por exemplo, é formada por profissionais de diferentes áreas do setor de marketing. Juntos, temos o que precisamos para alavancar a marca dos nossos clientes na busca orgânica.
Contamos com editores, curadores, estrategistas, analistas de SEO, redatores, entre outros especialistas, tornando assim, a gestão dos conteúdos do portal de nossos clientes mais descomplicada. Ou seja, contar com uma agência vai te poupar o trabalho de organizar uma equipe e gerenciá-la.
Cuidamos desde o planejamento até a promoção do conteúdo, além de analisarmos os resultados e mudar as estratégias, caso seja preciso. Entre os nossos cases de sucesso, destacamos uma de nossas experiências: a gestão de conteúdo da Smartia Seguros.
Trabalhamos com a inserção de estratégias de Marketing de Conteúdo e conseguimos alavancar as visualizações da página e os acessos orgânicos desde que iniciamos o projeto com o portal em dezembro de 2017. Três anos depois já havíamos conseguido mais de 600% de acessos orgânicos.
Com a nossa gestão de conteúdos, melhoramos também a taxa de rejeição e aumentamos o tempo de permanência do usuário na página. Até encerrarmos a parceria no início de 2023, a Smartia Seguros conquistou muito mais leads qualificados em um nicho super competitivo.
Além desse portal, ajudamos muitos outros a aumentarem o tráfego orgânico, como: Babbel, Microsoft, Wondershare, Express VPN, SeguroAuto.org, Kaspersky, CapCut e outros.
Então, contar com uma agência de conteúdo para fazer a gestão de conteúdos é uma excelente estratégia, concorda?
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