Coluna Gaby Haviaras | Onde está a sua felicidade?

29 de Agosto de 2018

A felicidade é um dos exercícios de estar e não apenas ser

Bom dia, 29 de agosto de 2018, acordei, tomei banho, passei café, olhei o tempo, sol, na cabeça agenda e tarefas do dia, nada me falta, procuro uma boa mensagem de bom dia no que me surpreende um súbito WhatsApp: “Você está feliz?”
 
O tempo estaciona num vácuo de reflexão na borra do café na borda da xícara. Se eu estou feliz? O que é felicidade? Onde eu projeto a minha felicidade, o quanto ela é relativa e impermanente?
 
As perguntas exigem um novo café, papel em branco e caneta na mão e organização das idéias. O contrário de tristeza não é felicidade, é alegria. Tristeza e alegria cabem dentro dos dias e situações. O conceito de felicidade é relativo, você que projeta e realiza a sua felicidade. Sim, ela não necessariamente esta longe de você, esta ao seu alcance se você projetar dimensões possíveis às suas realidades.
 
Ser feliz pode ser uma constante se você não conectá-la a momentos inalcançáveis, a coisas espetaculares, à materialidade fora das suas condições. A felicidade pode estar no seu olhar atento para o que você tem agora, neste exato momento ao seu redor, no seu café da manhã, no olhar do seu companheiro, num gesto de carinho do seu filho, na oportunidade de ter um trabalho, poder trocar e conhecer pessoas para seu crescimento.
 
A felicidade é um exercício diário, como regar e observar o crescimento de uma planta. Um projeto para que, lá na frente, você tenha palavras para responder a estas e muitas outras questões: você foi feliz na sua caminhada? Você fez alguém feliz durante a sua existência?

Notícias Relacionadas