Coluna Gaby Haviaras | O que é cultura?

07 de Novembro de 2018

O que é cultura pra você? Já parou para se perguntar?

Imagem: Joana Lira

Pense um pouco e tente elaborar uma frase: “pra mim, cultura é...”. Quando não sabemos o significado de algo, corremos o risco de não sabermos também para que ela serve. 

A origem da palavra cultura vem do latim colere, que significa cuidar de... tomar conta de... Várias palavras têm como sufixo cultura, por exemplo: floricultura – cuidar de flores, piscicultura – cuidar de peixes. Mas e a cultura dos homens? 

A cultura se refere à capacidade de transformar a natureza das coisas e cuidar delas, No caso da cultura dos homens, consiste em mudar e transformar a natureza humana. 

Muitas vezes, quando falamos em cultura, logo pensamos em artes e entretenimento. Duas manifestações humanas fundamentais. Mas a cultura mais importante talvez venha antes da arte: é a cultura dos povos, a cultura de raiz, das origens destes povos. Hábitos, comportamento, religião, comida, lendas, vestimentas, manifestações artísticas, completamente diferentes, às vezes até em regiões bem próximas. 

Quando você tem acesso à origem da sua cultura e se apropria dela inicia um processo de libertação, de construção do indivíduo, de opinião. Produzir e dar acesso a saberes e conhecimentos é conquistar identidade e cidadania. O acesso amplo à cultura transforma a condição humana, proporciona crescimento individual e coletivo, potencializa as relações sociais, humaniza, expande o entendimento de diversidade. 

E no nosso caso, Brasil, não aprendermos na escola sobre as culturas indígenas e negra, seus pensadores, escritores, expoentes de lutas, referências artísticas, é negarmos informação e formação de cidadãos que constroem um coletivo. 

Cultura é muito mais do que arte, é cidadania, é apropriação, é identidade. É transmitida através das artes, do conhecimento, de viagens, da história, do olhar antropológico para o mundo. O conhecimento adquirido pelo intelecto é seu, o aprendizado que se faz através da experimentação expande seu mundo e isso ninguém pode tirar de você. 

Impossível vivermos sem cultura! 

Gaby Haviaras

  • imagem de Gaby Haviaras
    Gaby Haviaras, catarinense, formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Licenciatura e Artes Cênicas. Gaby é atriz e comunicadora, além de possuir um potencial artístico e criativo que faz dela uma mulher multimídia, comunicativa e carismática. Com trabalhos de expressão na TV, no cinema, tem mais de 15 espetáculos no teatro, 25 anos de experiência em dança com prêmios no melhor festival do país.