Coluna Emilio Cerri | As pessoas certas do seu lado

24 de Junho de 2019

 Ideias brilhantes nunca alcançam a vitória por seus próprios méritos

 

Conta Jack Trout *que em uma de suas reuniões sobre estratégia em uma das maiores empresas dos Estados Unidos, uma jovem executiva lhe deu um conselho que ele considerou "um dos mais importantes que havia recebido sobre posicionamento. Ao final da apresentação, ela se aproximou e o parabenizou pela qualidade das opiniões.

Mas, na sequência, o surpreendeu ao dizer que ele nunca venderia nenhuma de sua ideias sobre posicionamento. Quando perguntou o motivo, ela respondeu com uma simples mas brilhante observação: "Você nunca terá as pessoas certas do seu lado". E prosseguiu explicando que o pessoal de alto escalão nunca comparece a reuniões e apresentações como aquela. E ideias poderosas sempre se chocam com o plano pessoal de alguém.

Isso assegura a morte prematura de qualquer conceito que tenha de se introduzir pouco a pouco na organização para receber aprovação final. O primeiro tipo de obstáculo com que uma nova ideia de posicionamento vai se deparar é a de um velho "cash cow" (se está vendendo bem deixa como está). Novas ideias de posicionamento tendem a se construir sobre novas oportunidades, que podem, à vezes, desafiar velhos negócios.

O resultado é sempre uma relutância em adotar novas ideias. O mestre Peter Drucker chamava isso de "sacrificar a oportunidade de amanhã no altar de ontem".

A jovem executiva estava certa. Ideias brilhantes nunca alcançam a vitória por seus próprios méritos. Se você não tem as pessoas certas do seu lado, o posicionamento efetivo torna-se, quando muito, um tiro no escuro.

*Em parceria com Al Ries, Jack Trout foi um dos criadores do Posicionamento Competitivo
 

Emílio Cerri

  • imagem de ecerri
    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.