Coluna Emílio Cerri | O relacionamento com a agência requer TLC extra

17 de Junho de 2019

Um relacionamento nunca será bem sucedido sem níveis suficientes de comprometimento de ambos os lados

"Amizades, namoro, casamentos ... todos eles têm altos, baixos, reviravoltas. Outro tipo de relacionamento que requer TLC* extra é aquele entre o cliente e sua agência.  Às vezes, apenas encontrar a agência certa já é o maior obstáculo. Há uma abundância de agências no mar, mas você precisa encontrar aquela especial que pode se adaptar e prosperar na lagoa de sua empresa. Um relacionamento nunca será bem sucedido sem níveis suficientes de comprometimento de ambos os lados. Após um processo minucioso de verificação e entrevista, sua equipe deve ter confiança suficiente em sua escolha para confiar totalmente nas habilidades de sua nova agência.

Para chegar a esse ponto, faça as perguntas certas ao comparar as candidatas à sua conta::

- Peça para falar com o dono da agência;
- Conheça seu executivo de projetos (atendimento). É importante interagir com a pessoa com quem você estará em contato no dia-a-dia.
- Peça apresentações e biografias de outros membros importantes da equipe;.
- Certifique-se de que a agência tenha uma experiência na categoria de seus negócios - peça para associações relevantes do setor, parcerias; importantes, outro trabalho que tenham feito em seu setor e a longevidade;
- Obtenha resultados quantificáveis dos clientes atuais ou passados da agência no seu setor;
- Peça referências e use-as;
- Não cometa o erro mortal de tomar a decisão com base apenas na remuneração.

As agências de qualidade normalmente não se engajam em projetos limitados ou pontuais. Elas querem um compromisso de longo prazo. Querem ser suas parceiras e compartilhar seu sucesso. Lembre-se de que os resultados levam tempo. As agências preferem trabalhar com empresas que entendem isso e não ameaçam seu contrato se os projetos não forem entregues na segunda semana.

Dependendo da sua estrutura organizacional e do buy-in acima, pode levar anos para alterar processos internos. Em algumas empresas, é contra as normas ter um relacionamento monogâmico com uma agência. Às vezes, o sistema não está configurado para isso. Dobre as regras quando você encontrar "a única". [...] (Com insights de Brian Shilling)

*Tender Loving Care (Cuidado carinhoso)

Emílio Cerri

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    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.