Coluna Emilio Cerri | O jogo das mudanças

03 de Dezembro de 2018

O sol brilhará amanhã para aqueles que tomarem as decisões corretas hoje

Ensina o mestre Al Ries: "A mudança é uma onda no oceano do tempo. A curto prazo, as ondas criam agitação e confusão. A longo prazo, as correntes subjacentes são  muito mais significativas. Para dar conta da mudança, é necessário assumir uma perspectiva de longo alcance. Determinar o seu negócio básico e ater-se a ele.

Mudar a direção de uma empresa é como mudar a rota de um jato de passageiros. Ele tem que percorrer. uma grande distância antes que qualquer coisa aconteça. E se virar para o lado errado, leva ainda mais tempo  para voltar à rota.

Para ter sucesso nesse jogo, é preciso tomar decisões a respeito do que a empresa vai fazer, não no próximo mês ou próximo ano, mas em até cinco ou dez anos. Em outras palavras, em vez de sair da rota para entrar em cada onda que chega, a empresa tem que mirar na direção certa.

É preciso ter visão. Não faz sentido construir uma posição nas mentes dos prospects e clientes com base em uma tecnologia muito restrita. Em um produto que está se tornando obsoleto ou em um nome inadequado. Mais que tudo, é necessário ser capaz de ver diferença entre o que funciona e o que não funciona.

Simples? Nem tanto. Quandoi a maré sobe, tudo parece funcionar bem. Quando desce, nada parece funcionar. Por isso é vital aprender a separar os esforços do movimento geral da economia. Mas deve-se ter muito cuidado e ser paciente. O sol brilhará amanhã para aqueles que tomarem as decisões corretas hoje.

Se uma enpresa se posiciona corretamente, ela consegue navegar nas correntes da mudança e estar pronta para aproveitar as oportunidades certas para ela. Mas, quando uma oporrtunidade chega, a empresa deve se mexer com rapidez.".
 

Emílio Cerri

  • imagem de ecerri
    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.