Coluna Emílio Cerri | Ganhe mais protegendo a privacidade do cliente

29 de Janeiro de 2019

As empresas que respeitam a privacidade de seus clientes estão colhendo os frutos do relacionamento

"Não faltam advertências às empresas a respeito da necessidade fundamental de proteger a privacidade de seus clientes. Mesmo assim, o marketing de intromissão prospera, fora os enormes vazamentos de dados por falhas tecnológicas de proteção. O spam não diminuiu, só cresceu. E agora não é apenas por emails. A invasão sofisticou-se e é perpetrada por mídias sociais e coisas chamadas de "retargeting". e "remarketing".

Agentes não convidados de telemarketing, particularmente aqueles com uma estranha aptidão para definir o horário de suas incursões de modo a produzir o máximo de irritação, provocam uma dose adicional de hostilidade. Empresas inescrupulosas reúnem e vendem nossas informações mais íntimas a terceiros, para obter lucro a curto prazo.

Infelizmente, a invasão de privacidade funciona no curto prazo. Ironicamente as mesmas tecnologias que aumentam a eficiência das interações realmente baseadas no relacionamento podem também ser úteis parea reduzir o custo venda, gerando retornos positivos tanto para empresas não confiáveis quanto para aquelas de boa reputação.

Mas será que essas táticas encorajam o relacionamento de longo prazo, construindo uma plataforma para as estratégias de participação no cliente e transformam os relacionamentos em ativos que geram lucratividade sustentável e de longo prazo? Evidentemente a resposta é não.

As empresas que respeitam a privacidade de seus clientes estão colhendo os frutos da colaboração, do diálogo e do relacionamento. Os clientes B2C e B2B procuram compartilhar as informações pessoais e confidenciais com empresas confiáveis. Fica um alerta final: relacionamento mesmo só existe quando as duas partes concordam previamente em dialogar. (Com insigths de Don Peppers)

Emílio Cerri

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    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.