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Coluna Emilio Cerri | Engajamento Ampliado
09 de Julho de 2018

Coluna Emilio Cerri | Engajamento Ampliado

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Por Emílio Cerri 09 de Julho de 2018 | Atualizado 09 de Julho de 2018

Brian Haven, da consultoria Forrester, escreveu uma definição do que seriam alguns medidores de sentimentos:

Envolvimento
Pode ser mensurado através das métricas comuns, como número de visitas ao site, tempo gasto por página, número de páginas vistas.

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Interação
Comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns, ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca.

Intimidade
Medidor que busca saber o afeto de uma pessoa por uma marca.

Opinião & perspectiva 
Quais os sentimentos registrados em suas palavras dirigidas à empresa através do atendimento e mídias sociais. Pode ser medido através de ferramentas de monitoramento, mas somente no caso dos clientes que interagem. É pouco preciso, mas fornece uma noção do que o consumidor sente.

Influência 
Probabilidade de a pessoa fazer uma compra/conversão e influenciar seu grupo de contato a fazer isso.

Conteúdo
O conteúdo de qualidade sempre pode atrair seguidores, através de qualquer canal. Mas no caso das marcas, não é só isso. .As pessoas precisam ver o que você está divulgando. Isso será bem sucedido com um bom trabalho de distribuição.

Posicionamento
Qual é seu posicionamento competitivo.? Qual posição seu produto possui nas mentes dos clientes na categoria que você compete?

Atendimento
Como é o seu atendimento? É preciso continuar o trabalho dando atenção às pessoas, respondendo comentários, indicando soluções, participando de fóruns, estando aberto.

Mas o “engajamento ampliado” é muito mais. Aqui estão algumas regras básicas:

– Não inicie uma interação com um cliente sem um objetivo claro;
– Não peça a um cliente a mesma coisa mais de uma vez;
– Interaja no meio da escolha do cliente;
– Ao iniciar em uma interação, comece com o cliente, não o produto;
– Faça a interação pessoal e personalizada;
– Assegure-se de que suas interações com os clientes sejam sempre bem-vindas;
– Use princípios de personalização em massa (e tecnologia) para reduzir o custo e aumentar a personalização do diálogo;
– Certifique-se de que os MVCs (“Most Valuable Clients” /Clientes mais Valiosos) sejam imediatamente identificados e tratados adequadamente;
– Proteja a privacidade do cliente;
– Convide ao diálogo divulgando números telefônicos gratuitos, endereços de e-mail e URLs em tudo;
– Assegure-se de que o cliente possa perceber o valor de cada interação. Entregue informações ou valores que reflitam o que foi aprendido;
– Seja sensível ao tempo do cliente. Não tente aprender tudo sobre um cliente ao mesmo tempo.

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