Coluna Emilio Cerri | Como gerenciar projetos de marketing mesmo que você não tenha experiência

04 de Novembro de 2019

Aprenda a realizar reuniões eficazes desde o início do projeto

 

Liderar e gerenciar projetos de marketing não precisa parecer esmagador. Com algum desenvolvimento simples de habilidades e um processo simplificado a seguir, o sucesso está bem ao seu alcance. Se planilhas e cronogramas parecerem menos atraentes para você do que aumentar suas habilidades criativas e analíticas, você não estará sozinho. Porém, entender como planejar e gerenciar projetos é inestimável para os profissionais de marketing.

Como escreve Jeff Haden, editor colaborador da Inc.: "Essa habilidade nunca desaparece. O gerenciamento de projetos é essencial para qualquer organização. Para acompanhar todos os dados, métricas, otimizações, campanhas e orçamentos - você precisa de alguém para ajudar a coordenar tudo e mantenha o cronograma. As empresas sempre valorizam isso ". 

O investimento no desenvolvimento desses recursos em sua carreira nunca vai para de pagar dividendos. Embora possamos pensar no gerenciamento de projetos como uma habilidade em si, pode ser mais útil pensar nele como uma ampla disciplina que exige múltiplas competências essenciais.

Então, quais habilidades são mais úteis? Considere os três seguintes.

Comunicação interpessoal
As habilidades de comunicação são apostas para profissionais de marketing eficazes. Mas a excelência na comunicação interpessoal se torna ainda mais importante quando você precisa levar vários indivíduos em direção a uma meta. Você precisa transmitir claramente o que o projeto precisa e mitigar quaisquer conflitos em potencial que possam surgir entre os membros da equipe.

 

Organização
Projetos e campanhas de marketing são compostos de várias partes móveis. Enquanto os criativos estão de cabeça para baixo, ampliando suas contribuições individuais, alguém precisa ter as mãos no volante para garantir que todos estejam dirigindo na mesma direção. Para liderar efetivamente um projeto ou campanha, você precisará fazer duas coisas:

- Mantenha-se organizado: você não pode ajudar a equipe se não puder se ajudar aqui.
- Mantenha o trabalho da equipe organizado: quanto menos eles precisarem se preocupar com fluxos de trabalho e prazos, mais mentalmente estarão livres para produzir um trabalho de alta qualidade.

Priorização do Projeto
Marketers são essencialmente pessoas com ideias. Assim, sempre haverão muitass ideias flutuando em sua equipe do que você pode realmente executar. Então, como garantir que você se concentre nas coisas que geram mais valor? Desenvolva um processo para verificar quais ideias têm maior potencial de serem as mais impactantes.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao avaliar idéias:

- Isso resolve um problema existente (para nossa empresa ou nossos clientes)?
- Temos dados anteriores para sugerir que essa ideia funcione?
- Se enviarmos este projeto, ele tem o potencial de gerar um retorno de 10X para uma determinada métrica?

Em um nível alto, esse conjunto de perguntas fornece uma estrutura fácil de seguir para a escolha das melhores idéias.

Um processo acionável para colocar suas habilidades em prática

Aprenda a executar reuniões eficazes desde o início do projeto

A frase "esta reunião deveria ter sido um e-mail" tornou-se um clichê por um motivo: é algo que todos experimentam. Se você pode aprender a realizar reuniões que não sugam a alma, pode rapidamente se tornar um herói. Antes de iniciar um projeto, marque uma reunião para discutir o seguinte:

- Os detalhes básicos do projeto e seus objetivos
- O que será necessário de cada membro da equipe para concluir o projeto
- Quanto tempo eles precisam para concluir cada etapa

Depois de concluir a reunião, você terá todas as peças necessárias para começar a mapear uma linha do tempo de ponta a ponta do projeto, com prazos para cada peça individual.

Mapear tarefas em todo o projeto, do início ao fim

Faça o seguinte com cada parte do projeto que você reuniu na etapa anterior:

- Coloque cada um em ordem.
- Adicione um prazo para cada etapa (de acordo com quanto tempo os membros da equipe disseram que precisam).
- Coloque essas etapas e tarefas no seu software de gerenciamento de projetos (existem muitas opções disponíveis no mercado).

A realização dessa reunião elimina as suposições de alinhar tudo o que precisa ser feito.

Lidere reuniões stand-up* matutinas para discutir o progresso do projeto

Os standups diários (um conceito emprestado do mundo do marketing ágil) mantêm as equipes sincronizadas, reunindo-se por 15 minutos por dia para discutir o progresso do projeto. Você pode até optar por executar essas reuniões para discutir todo o trabalho da equipe no dia-a-dia (incluindo esse projeto específico que você está liderando e outros também). Fazer isso ajuda a oferecer contexto para o que mais as pessoas estão trabalhando (o que também pode afetar seu projeto).

Aqui está uma maneira fácil de executar standups:

- Chame a equipe para uma reunião no mesmo espaço todas as manhãs.
- Peça a cada membro da equipe que compartilhe o que fez ontem, o que fará hoje e que obstáculos podem estar impedindo seu progresso.
- Se os membros da equipe precisarem discutir detalhes sobre qualquer coisa que surgir, peça que eles colaborem após a reunião.

Isso é o suficiente para desenvolver transparência dentro da equipe e garantir que cada etapa do projeto seja concluída sem que você precise olhar por cima do ombro de alguém.

Vá em frente e gerencie seus projetos de marketing

Você não precisa ser um gerente de projeto especializado para assumir a liderança em projetos de marketing (embora a experiência certamente ajude, e os gerentes de projeto qualificados sejam realmente valiosos). Com algumas habilidades básicas e um pouco de estrutura, você pode orientar facilmente seus projetos, do conceito à conclusão. (Traduzido e adaptado de Ben Sailer)

*Reuniões rápidas nas quais, em vez dos participantes sentarem à mesa, permanecem de pé. 

 

Emílio Cerri

  • imagem de ecerri
    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.

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