Coluna Economia | Um ano da queda mais rápida da história do Ibovespa – o mercado sobreviveu

03 de Maio de 2021

por Renato dos Reis

Há pouco mais de um ano, em março do ano passado, estávamos na mínima do principal índice acionário brasileiro, o IBOV, movimento ocasionado pela chegada da Covid-19 no país, que derrubou a bolsa brasileira em 45% em praticamente 20 dias, chegando ao nível de 63 mil pontos, marcando, ali, o maior drawdown (queda consecutiva) em menor tempo da história do índice.

Observando esse movimento, sabemos o real valor do tempo. Boas empresas não param de faturar e crescer mesmo em momentos abruptos, principalmente as grandes empresas listadas na bolsa brasileira, que normalmente nestes momentos ganham marketshare (participação de mercado). O momento de histeria se mostra uma oportunidade em grande parte das vezes, e os investidores mais experientes e mais atentos a estes movimentos se beneficiam – e muito. Como diria o mestre Warren Buffet, "o mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes" e precisamos estar preparados e agir com a razão, deixando muitas vezes o sentimento de lado.

20 milhões de vacinados

Chegamos a 20 milhões de vacinados no Brasil. São 20 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose de imunização, um marco muito importante. Vemos uma esperança de sairmos desse pesadelo, porém precisamos aguentar mais um pouco, nos cuidar, cuidar da família e, principalmente, ter paciência e calma para separar o que é informação do que é desinformação.

Toda crise tem um fim

Assim como o que aconteceu na bolsa brasileira em 2020, e o que de fato temos de semelhante em todas as crises, é que todas têm um fim. Uma hora elas passam. Aprendemos e crescemos como seres humanos, assim como aconteceu em todas as outras crises – seja a grande depressão de 1929 ou até mesmo a bolha imobiliária de 2008. Que venha o momento de celebração da vida, que tem tudo para ser um período de muita prosperidade e crescimento global, no qual a China e os EUA terão papéis importantíssimos na história que ainda vamos escrever. Aguardaremos ansiosos pelos próximos capítulos.

 


Renato dos Reis - 
Graduado em Ciências Econômicas pela Univille e tem MBA Private Bank pelo IBMEC.  Possui Ancord, PQO e CPA20 como certificações atuando como assessor de investimentos desde 2009, especialista focado em educação financeira, blindagem patrimonial e planejamento sucessório, atualmente se desenvolvendo na área de economia comportamental.

Coluna Economia

  • imagem de economia
    Espaço colaborativo destinado à divulgação de conteúdo e notícias relacionadas à macroeconomia. Os autores dos artigos são profissionais e empresários que atuam em Santa Catarina e vivenciam as movimentações do mercado. Eles foram selecionados com base na qualidade do que entregam em suas empresas, a facilidade de entender o que publicam e o conhecimento da ciência econômica.

Notícias Relacionadas