Coluna Cinema | Qual seu filme de super-herói preferido

26 de Abril de 2019

 

Falar de filmes de super-heróis é muito fácil com a estréia ontem de Avengers EndGame lotando todas as salas de cinema no Brasil (contabilizaram 900) na seção de meia-noite. Realmente o filme é incrível, com suas quase 3 horas de duração, para não dar spoiler a única coisa que posso dizer é que não tem cenas pós-crédito dessa vez. Recomendo muito assistir. Ele é explosivo e envolvente, cheio de surpresas. Será que Thanos foi eliminado desta vez pelos vingadores?

Trailer de Avengers EndGame

 

Os filmes de super-heróis se originam dos quadrinhos, uma arte muito marcante e divertida e o primeiro filme gravado que se tem registro foi Judex, filmado em 1914, mas seu lançamento foi adiado por causa da primeira Guerra Mundial. Judex não tinha poderes, mas como não classificá-lo como herói se ele era um justiceiro que defendia os inocentes e mantinha sua identidade em segredo ao usar um manto escuro e um chapéu de aba larga. O herói utilizava aparelhos altamente tecnológicos (em 1916) para brigar com os bandidos e seu esconderijo secreto ficava em cavernas debaixo de um castelo. Podemos sugerir também que a aparência física de Judex – magra, com roupas pretas e chapéu largo – pode ter sido uma forte influência sobre o herói Sombra, especialmente se considerarmos a versão original de Judex, lançada nos EUA em 1917.

O primeiro filme inspirado em um personagem da Marvel/DC foi Batman: O Homem Morcego, de 1966, com a interpretação de Adam West. Nas décadas de 1940 e 1950, Batman, Super-Homem, Capitão Marvel (que é conhecido como Shazam) e Capitão América tinham produções em live-action nos cinemas. Já o primeiro filme do Zorro estreou em 1920.

Batman eternamente lembrado pela espetacular interpretação de Cristian Bale na trilogia produzida por Christopher Nolan, com Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge e foi muito feliz em mostrar o realismo nos filmes. O Batman de Bale é o tipo de herói que poderia existir no mundo real, sem contar os aspectos um pouco exagerados, mas de todos os filmes de super-heróis que existem, podemos afirmar que este é o herói mais realista de todos.

Trailer de Batman Cavaleiro das Trevas

 

Lembro aqui também dos famosos, e tão importantes quanto Batman, Superman que tem 10 filmes listados mas foi realmente consagrado após as produções da Warner Bros: Superman, Superman II, Superman III, Superman IV: The Quest for Peace, Superman Returns, Man of Steel e Batman v Superman: Dawn of Justice. E Homem Aranha com a saga de Peter Parker nos cinemas e filmes campeões de bilheteria e bastante elogiados pela crítica. Criado por Steve Ditko e Stan Lee em 1962, o personagem foi adaptado pela primeira vez na televisão e foi apenas em 2002 que o jovem com poderes de aranha após ser picado por uma radioativa ganhou uma versão realmente poderosa no cinema.

O último que quero citar também foi um sucesso de crítica e bilheteria Wonder Woman (Mulher Maravilha) é uma história de origem, mas que apresenta sua ligação com o universo da Liga da Justiça. O filme celebra o fantástico investindo numa abordagem menos realista e envolve diretamente um cenário mitológico. Dirigido também por uma mulher Patty Jenkins, mostrou humor natural e destacou muitas cenas com boa iluminação. A maioria dos confrontos até acontecem durante o dia deixando o filme mais harmônico.

E você gosta de ver super-heróis na telona? Envie seu comentário para o cinema@acontecendoaqui.com.br

 

Drops: Lugar de criança é no cinema
Estimular a cultura da sétima arte entre as crianças e fomentar uma importante cadeia produtiva no segmento do audiovisual, são algumas das premissas que fazem da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis um dos festivais mais importantes do Brasil. Neste ano, em sua 18ª edição ininterrupta, foram selecionados para a competição oficial, 49 filmes - sendo 39 nacionais e outros 10 internacionais. São curtas e longas-metragens de diferentes estados do país, além de produções de países como Alemanha, Argentina, Chile e Dinamarca.

Idealizadora e diretora da Mostra, a cineasta Luiza Lins destaca a presença da produção local na edição deste ano. "Santa Catarina está em segundo entre os estados que mais enviaram filmes, o que confirma a sua vocação no audiovisual para a infância". Além da presença, outro fator importante é a diversidade de linguagens e gêneros, com o predomínio das animações, além e obras de ficção e documentários.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece entre os dias 29 de junho e 6 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos e no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br