Coluna Cinema | O vencedor do Oscar 2019, Green Book e o impactante Pantera Negra.

01 de Março de 2019

Green Book conta a história de Don Shirley (Mahershala Ali) um famoso pianista, muito culto e inteligente que é negro

Foto: Diamond Films

 

por Jessie Lodi*

 

GreenBook
O que dizer do filme que ganhou o Oscar esse ano? Consagrado como melhor filme Green Book conta a história de Don Shirley (Mahershala Ali) um famoso pianista, muito culto e inteligente que é negro e se apresenta em turnê para a elite americana nos estados do Sul na década de 60. Precisa de um motorista e encontra Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões da cidade, conservador e racista por sua descendência italiana. Tony precisa de trabalho após a boate onde trabalha fechar para obras.

 

Enquanto os dois se estranham no início, durante a viagem cresce uma amizade improvável entre eles. O filme gera discussões sobre racismo e desigualdade com dinâmica pessoal e profissional invertida onde o branco é motorista do negro. Mais do que explicitar a questão do racismo ele traz uma lição de respeito ao ser humano, respeito à dignidade e nos faz pensar em como a sociedade de hoje ainda continua tratando o racismo com descaso, muitas vezes dando pouca importância à questão.

 

O longa dirigido por Peter Farrelly é baseado em uma história real, Green Book tem no título uma referência a um livro que apontava os hotéis no sul dos Estados Unidos que permitiam afrodescendentes como hóspedes. É um filme bem-humorado e interessante.

 

Premiado com Oscar de: melhor filme, ator coadjuvante (Mahershala Ali) e roteiro original. Globo de Ouro: melhor filme - musical ou comédia, ator coadjuvante e roteiro original. Nos prêmios BAFTA britânico,People's Critic´s Choice Awards e (SAG) Awards também venceu melhor ator coadjuvante.

 

Estrelam o elenco: Mahershala Ali, Linda Cardellini, Viggo Mortensen, Sebastian Maniscalco, Dimiter D.

Confira o trailer oficial:

 

 

Pantera Negra
É o primeiro super-herói de ascendência africana e rei de uma nação africana chamada Wakanda, começa com a morte do pai de T’Challa (Chadwick Boseman) que herda o trono do país. Uma figura mitológica que após passar por um ritual ganha poderes políticos e físicos.

 

Wakanda é uma nação que vive isolada do mundo, mas é um país extremamente evoluído do ponto de vista tecnológico, principalmente pelo fato de terem sob a sua guarda a maior reserva de vibranium (tipo de metal que tem a capacidade de absorver toda a energia ao seu redor) do mundo. O vibranium é um metal bastante cobiçado e o Pantera Negra tem a missão de proteger esse tesouro.

 

Dirigido por Ryan Coogler, o longa surpreende e funciona muito bem como um ponto introdutório para a história do personagem, principalmente para quem não tem muita intimidade com histórias em quadrinhos, e cria expectativas para futuras continuações (que provavelmente acontecerão) pelo sucesso do filme.

 

O sucesso do filme se dá também por ter o elenco principal mostrando a força da cultura africana e da população negra e trazendo à tona a discussão sobre maior participação das minorias nas grandes produções de Hollywood.

 

Premiado com Oscar de: melhor design de produção, figurino e trilha sonora. No prêmio BAFTA britânico melhores efeitos visuais, no People's Critic´s Choice Awards melhor design de produção, figurino e efeitos visuais e (SAG) Awards também venceu na principal categoria melhor elenco de filme e ainda melhor elenco de dublês.

 

Estrelam o elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Sterling K. Brown, Angela Bassett, Forest Whitaker, Andy Serkis, John Kani

Assista ao Trailer Oficial:

 

Já assistiu aos filmes? Conte para nós o que achou, envie sua opinião ou sugestão no e-mail cinema@acontecendoaqui.com.br.

*Jessie Lodi é Publicitária e Especialista em assessoria de marketing e comunicação e gestão de negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. 
jessielodi@gmail.com - Curta o instagram @jessielodi

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br