Publicidade
Coluna Cinema | Grandes Filmes Musicais da História do Cinema
28 de Fevereiro de 2020

Coluna Cinema | Grandes Filmes Musicais da História do Cinema

Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 28 de Fevereiro de 2020 | Atualizado 28 de Fevereiro de 2020

Há uma imensa crítica aos filmes musicais, algumas pessoas dizem que se quisessem assistir musicais iriam ao teatro. Eu discordo! Ao longo da história do cinema grandes e premiados musicais trazem reflexões sobre o modo como a cultura da sociedade em sua época de produção “enxerga” o amor, a liberdade, a pobreza, a luxúria, o crime, etc. Já o enfadonho e catastrófico “Cats” (filme baseado no famoso musical da Broadway) lançado no Brasil em dezembro de 2019 traz um roteiro pobre, com ótimos cantores e não atores, e foi um fracasso de bilheteria com orçamento de produção de US$ 100 milhões e arrecadação global de US$ 10,9 milhões. O filme foi dirigido pelo vencedor do Oscar Tom Hooper e produzido pela Universal.

Confira abaixo uma seleção de grandes musicais para sua diversão:

Publicidade

Agora Seremos Felizes: uma comédia romântica e musical, clássica da MGM, que tem como ponto central quatro irmãs (uma das quais é a incomparável Judy Garland) no ápice da Feira Mundial de 1904, St. Louis. O filme destaca a educação das irmãs nos caminhos do mundo, o que inclui, mas não é limitado a, aprender sobre a vida e o amor, cortesia do menino protótipo ao lado. No final, o amor, acompanhado por música, dança e trajes da época, tudo em gloriosas cores, o que conquista a todos.

Chicago: Velma, a sensação de um clube noturno, assassinou seu marido mulherengo. Então Billy Flyn, o advogado mais esperto de Chicago, é o escolhido para defendê-la. A novata cantora Roxie também acaba na prisão por matar seu namorado, e Billy também pega seu caso, transformando tudo em um circo da mídia. Agora, elas disputam entre si pelo topo do estrelato.

Cantando na Chuva: Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.

Grease — Nos Tempos da Brilhantina: Na Califórnia de 1959, a boa moça Sandy e o metido Danny se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia. Quando voltam às aulas, eles descobrem que frequentam a mesma escola. Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy passa tempo com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo. Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos. 

Mamma Mia: Donna, a proprietária de um hotel nas ilhas gregas, está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas. Enquanto isso, a noiva Sophie convida três ex-namorados de sua mãe na esperança de conhecer seu verdadeiro pai.

Moulin Rouge – Amor em Vermelho: O idealista e inocente poeta Christian se vê seduzido pelo fantástico e obscuro submundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso refúgio do sexo, drogas e farra, ele acaba se apaixonando por Satin, a estrela da casa.

Os Miseráveis: Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine.

Musicais serão tema de mais uma publicação na coluna, irei preparar a versão II em breve. O que você acha de musicais? Envie um e-mail para [email protected] ou comente em nossas redes sociais a sua opinião.

Publicidade