Coluna Cinema | Grandes Filmes Musicais da História do Cinema

28 de Fevereiro de 2020

Chicago, Os Miseráveis e Cantando na Chuva

Há uma imensa crítica aos filmes musicais, algumas pessoas dizem que se quisessem assistir musicais iriam ao teatro. Eu discordo! Ao longo da história do cinema grandes e premiados musicais trazem reflexões sobre o modo como a cultura da sociedade em sua época de produção “enxerga” o amor, a liberdade, a pobreza, a luxúria, o crime, etc. Já o enfadonho e catastrófico “Cats” (filme baseado no famoso musical da Broadway) lançado no Brasil em dezembro de 2019 traz um roteiro pobre, com ótimos cantores e não atores, e foi um fracasso de bilheteria com orçamento de produção de US$ 100 milhões e arrecadação global de US$ 10,9 milhões. O filme foi dirigido pelo vencedor do Oscar Tom Hooper e produzido pela Universal.

Confira abaixo uma seleção de grandes musicais para sua diversão:

Agora Seremos Felizes: uma comédia romântica e musical, clássica da MGM, que tem como ponto central quatro irmãs (uma das quais é a incomparável Judy Garland) no ápice da Feira Mundial de 1904, St. Louis. O filme destaca a educação das irmãs nos caminhos do mundo, o que inclui, mas não é limitado a, aprender sobre a vida e o amor, cortesia do menino protótipo ao lado. No final, o amor, acompanhado por música, dança e trajes da época, tudo em gloriosas cores, o que conquista a todos.

Chicago: Velma, a sensação de um clube noturno, assassinou seu marido mulherengo. Então Billy Flyn, o advogado mais esperto de Chicago, é o escolhido para defendê-la. A novata cantora Roxie também acaba na prisão por matar seu namorado, e Billy também pega seu caso, transformando tudo em um circo da mídia. Agora, elas disputam entre si pelo topo do estrelato.

Cantando na Chuva: Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.

Grease — Nos Tempos da Brilhantina: Na Califórnia de 1959, a boa moça Sandy e o metido Danny se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia. Quando voltam às aulas, eles descobrem que frequentam a mesma escola. Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy passa tempo com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo. Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos. 

Mamma Mia: Donna, a proprietária de um hotel nas ilhas gregas, está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas. Enquanto isso, a noiva Sophie convida três ex-namorados de sua mãe na esperança de conhecer seu verdadeiro pai.

Moulin Rouge - Amor em Vermelho: O idealista e inocente poeta Christian se vê seduzido pelo fantástico e obscuro submundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso refúgio do sexo, drogas e farra, ele acaba se apaixonando por Satin, a estrela da casa.

Os Miseráveis: Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine.

Musicais serão tema de mais uma publicação na coluna, irei preparar a versão II em breve. O que você acha de musicais? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente em nossas redes sociais a sua opinião.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas