Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema: Tim Burton e Johnny Depp

16 de Outubro de 2020

Trago hoje a relação de alguns trabalhos de uma dupla muito amada por cinéfilos

Uma dupla muito amada e excêntrica, Tim Burton e Johnny Depp, os dois já trabalharam em diversas produções juntos, são amigos de longa data e dentre vários filmes um mais espetacular que o outro, nos levam a um mundo de fantasia extraordinário. Timothy Walter Burton nasceu em 1958 nos Estados Unidos, é cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista. Seu primeiro trabalho na área foi na Disney, ele ganhou uma bolsa para estudar no Instituto das Artes da Califórnia e foi efetivado posteriormente como animador. Seu primeiro longa foi “The Island Of Doctor Agor” de 1971. Já foi indicado ao Oscar em 2006 pelo filme “A Noiva Cadáver” e em 2013 por Frankenweenie, não venceu mas Frankenweenie levou o Globo de Ouro no mesmo ano como Melhor Animação, assim como Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet em 2008. Seus filmes apresentam, sempre, aspectos góticos, fantasiosos, excêntricos ou sombrios. 

Em dupla com o ator Johnny Depp foram nove filmes produzidos. Ator, músico, produtor de cinema e diretor norte-americano, nasceu em 1963 Owensboro e na adolescência decidiu que queria ser guitarrista, em vez de passar os seus dias na escola. Aos 16 formou o primeiro grupo, os The Flames, que depois mudou para The Kids e finalmente para Six Gun Method.

Pouco depois de chegar a Los Angeles, em 1983, conheceu Lori Anne Allison com quem se casou. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage (hoje grande amigo), que o levou ao casting para o seu primeiro filme, A Nightmare on Elm Street. Com mais de 250 indicações a prêmios por seu trabalho como ator, incluindo três Oscars, inúmeros Globos de Ouro e Screen Actors Guild, Depp é um dos maiores e mais bem sucedidos atores de sua geração. 

Confira alguns dos filmes da dupla:

A Noiva Cadáver: As famílias de Victor (Johnny Depp) e Victoria (Emily Watson) estão arranjando seu casamento. Nervoso com a cerimônia, Victor vai sozinho à floresta para ensaiar seus votos. No entanto, o que ele pensava ser um tronco de árvore na verdade é o braço esquelético de Emily (Helena Bonham Carter), uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor. Convencida que Victor acabara de lhe pedir a mão em casamento, Emily o leva para o mundo dos mortos, mas ele precisa retornar rapidamente antes que Victoria se case com o malvado Lorde Barkis (Richard E. Grant). Ano 2005.

A Fantástica Fábrica de Chocolate: Baseado no conto de Roald Dahl, Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita. Ano 2005.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes. Ano 1999.

Alice no País das Maravilhas: Ainda garotinha, Alice Kingsleigh (Mia Wasikowska), visitou um lugar mágico pela primeira vez e não tinha mais lembranças sobre o local a não ser em seus sonhos. Em uma festa da nobreza, a jovem vê um coelho branco. Alice o segue e cai em um buraco, indo parar em um mundo estranho: o País das Maravilhas. Lá, ela reencontra personagens que estavam guardados em sua memória através dos sonhos. Ano 2010.

Edward Mãos de Tesoura: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward  (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros. Ano 1990.

Sombras da Noite: Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (Bella Heathcote), a tutora do jovem David (Gulliver McGrath). Ano 2012.

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher e sua filha. Ano 2008.

Você sabia que o personagem Edward Mãos de Tesoura fala apenas 169 palavras no filme todo? A ideia para o personagem surgiu quando Tim Burton ainda era um garoto. O bairro onde Edward vive é uma reprodução da cidade natal do diretor.

E você? Qual o filme dessa dupla infalível é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem vinda.

Até a próxima semana.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas