Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema: Tim Burton e Helena Bonham Carter

26 de Junho de 2020

Filmes de Aventura e Fantasia para você assistir

Uma dupla muito amada por mim é sem dúvida Tim Burton e Helena Bonham Carter. Os dois já trabalharam em diversas produções juntos, são amigos de longa data e dentre vários filmes um mais espetacular que o outro, nos levam a um mundo de fantasia extraordinário.

Timothy Walter Burton nasceu em 1958 nos Estados Unidos, é cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista. Seu primeiro trabalho na área foi na Disney, ele ganhou uma bolsa para estudar no Instituto das Artes da Califórnia e foi efetivado posteriormente como animador. Seu primeiro longa foi “The Island Of Doctor Agor” de 1971. Já foi indicado ao Oscar em 2006 pelo filme “A Noiva Cadáver” e em 2013 por Frankenweenie, não venceu mas Frankenweenie levou o Globo de Ouro no mesmo ano como Melhor Animação, assim como Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet em 2008. Seus filmes apresentam, sempre, aspectos góticos, fantasiosos, excêntricos ou sombrios. 

Em dupla com a atriz Helena Bonham Carter, uma atriz muito versátil, que abraça seus personagens com maestria e dedicação produziram seis longas de respeito. A britânica nasceu em 1966 e iniciou sua carreira em filmes na obra de K. M. Peyton, A Pattern of Roses, antes de protagonizar seu primeiro papel como Lady Jane em 1986. Ficou famosa por interpretar Marla Singer em Clube da Luta, Bellatrix Lestrange na série Harry Potter e já faturou um Emmy e um BAFTA.

Confira os filmes da dupla:

A Fantástica Fábrica de Chocolate: Baseado no conto de Roald Dahl, Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita. Ano 2005.

Alice no País das Maravilhas: Ainda garotinha, Alice Kingsleigh (Mia Wasikowska), visitou um lugar mágico pela primeira vez e não tinha mais lembranças sobre o local a não ser em seus sonhos. Em uma festa da nobreza, a jovem vê um coelho branco. Alice o segue e cai em um buraco, indo parar em um mundo estranho: o País das Maravilhas. Lá, ela reencontra personagens que estavam guardados em sua memória através dos sonhos. Ano 2010.

Sombras da Noite: Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (Bella Heathcote), a tutora do jovem David (Gulliver McGrath). Ano 2012.

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher e sua filha. Ano 2008.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas: Quando Edward Bloom (Ewan McGregor) fica doente, seu filho William (Billy Crudup) viaja para ficar com ele. William tem uma relação tensa com Edward porque seu pai sempre contou histórias exageradas sobre sua vida e William sempre achou que ele nunca disse a verdade. Mesmo no leito de morte, Edward narra histórias fantásticas. Quando William, que é um jornalista, começa a investigar os contos de seu pai, ele começa a entender o homem e sua mania de contar histórias. Ano 2003.

Planeta dos Macacos: Após sofrer um acidente na espaçonave em que estava, Leo Davidson (Mark Wahlberg) chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos imploram por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início à uma revolução social no planeta. Ano 2001.

Você sabia que eles já foram casados? Helena e Tim mantiveram um relacionamento sério desde 2001 até 2014 e tem dois filhos. 

Particularmente não gosto muito de filmes com macacos, acho que fiquei muito impactada na infância pelo King Kong então não gostei muito de Planeta dos Macacos. E você? Qual o filme dessa dupla infalível é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem vinda.

DROPS:

CINE DRIVE-IN Paradigma toda 5ª em Florianópolis.

Todas as quintas-feiras em Florianópolis tem sessão especial da Paradigma Cinema no Cine DRIVE-IN. Confira a programação no instagram @paradigmacinearte

Cineclube da Fundação Cultural BADESC promove uma live, em parceria com o Psicanálise vai ao Cinema, para falar sobre o filme O Sacrifício, do diretor russo Andrei Tarkovsky. 

Sessão online Psicanálise vai ao Cinema fala sobre O Sacrifício, filme do diretor Tarkovsky

Data: 26 de junho - sexta-feira

Horário: 19h

Local:  Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc)

Encontro Nacional de Festivais de Cinema LGBTI

Encontro inédito irá refletir a produção audiovisual LGBTI+ no Brasil, contando com a participação de alguns do mais importantes festivais e mostras do país. 

Data: 28 de junho - domingo

Horário: a partir de 15h

Local: Acessar o link: (https://bit.ly/youtube-transforma) ou acompanhar as redes sociais da Transforma, no Instagram (@transformafest) e Facebook (@transformafest).

Notícias Relacionadas