Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema: Ridley Scott & Russell Crowe

10 de Julho de 2020

O grande sucesso Gladiador é um dos filmes da dupla

Quem nunca ouviu falar de Ridley Scott não é um amante voraz do cinema. Brincadeiras à parte, o premiado diretor britânico ficou mais conhecido após o filme Alien, O Oitavo Passageiro, de 1979. Scott iniciou sua carreira nos anos 60 como designer de cenário para a BBC. Após deixar a empresa iniciou a carreira de diretor com produções publicitárias e em 1977 dirigiu seu primeiro filme Os Duelistas. Ao todo em sua carreira seus filmes já lhe renderam muitas indicações como melhor diretor, porém ainda não levou uma estatueta do Oscar nessa categoria. Ganhou um Emmy de melhor filme para televisão por The Gathering Storm e o Globo de Ouro de melhor minissérie ou filme para televisão RKO 281. Em 1995 foi homenageado com o prêmio Michael Balcon, no BAFTA.

Forma a dupla infalível com o ator e produtor de cinema neozelandês Russell Crowe. O ator iniciou sua carreira atuando em peças de teatro e com pequenas participações em séries de TV na infância e na adolescência na Austrália, onde sua família  morava e seus pais trabalhavam como produtores de catering em sets de filmagem. Já ganhou duas estatuetas do Oscar como Melhor Ator em 2001 por Gladiador e em 2001 um Globo de Ouro como Melhor Ator em Filme Dramático por Uma Mente Brilhante. Já atuou em mais de quarenta longas em toda a sua carreira.

Confira os filmes dessa grande parceria: 

Gladiador: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano. Ano 2000.

Um Bom Ano: Um banqueiro londrino, Max Skinner (Russell Crowe), herda a vinícola de seu tio em Provence, na França. Assim que chega à vinícola, ele conhece Fanny (Marion Cotillard), uma mulher da Califórnia, que diz ser sua prima e dona da propriedade. Ano 2006. 

O Gângster: Frank Lucas (Denzel Washington) trabalha como chofer de um dos mafiosos mais importantes do Harlem. Após a morte de seu chefe, Frank usa sua perspicácia e jeito para os negócios para se transformar em um dos mais poderosos líderes criminosos da cidade. Enquanto isso, o policial veterano Richie Roberts (Russell Crowe) percebe mudanças na estrutura do poder da máfia, e busca uma maneira de levar seu oponente à justiça. Ano 2007.

Rede de Mentiras: Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) trabalha para o serviço secreto dos Estados Unidos, realizando serviços em locais perigosos ao redor do planeta. Seu principal contato na CIA é o veterano Ed Hoffman (Russell Crowe), que costuma realizar seu serviço usando o laptop e o telefone. Hoffman está agora no encalço de um líder terrorista, que planejou a explosão de uma série de bombas. Para desmascará-lo Ferris precisará se embrenhar em um mundo pouco conhecido, onde percebe cada vez mais que a confiança é, ao mesmo tempo, perigosa e o único meio de sair vivo da situação. Ano 2008.

Robin Hood: Na Inglaterra do século 12, Robin Hood (Russell Crowe) é um hábil arqueiro que fazia parte do exército. Com a morte do rei, ele vai para Nottingham, que está dominada por um xerife corrupto. Lá, ele se apaixona pela viúva Lady Marion (Cate Blanchett e tentará fazer justiça roubando dos ricos e dando aos pobres. Ano 2010.

Você sabia que Ridley é irmão do também cineasta Tony Scott? Além disso, em 2003 ele recebeu o título de Sir. e tornou-se um cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Que elegante não?

O FAM pode acabar

O FAM é um dos 15 festivais mais antigos do Brasil e faz parte da vida de 1.500 profissionais que integraram a família do Festival colocando Florianópolis no mapa do circuito dos Festivais de Cinema Internacionais. 

Para contribuir com a Campanha #SomosTodosFAMdeCinema acesse o link: https://benfeitoria.com/famdetodos

E você? Qual o filme dessa dupla infalível é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem vinda.

E você? Qual o filme dessa dupla infalível é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem vinda.

DROPS:

CINE DRIVE-IN Paradigma toda 5ª em Florianópolis.

Todas as quintas-feiras em Florianópolis tem sessão especial da Paradigma Cinema no Cine DRIVE-IN. Confira a programação no instagram   

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas