Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema - Francis Ford Coppola e Robert Duvall

25 de Setembro de 2020

Trago a relação de alguns filmes em que os dois trabalharam juntos

A dupla infalível de hoje mora no meu coração. O diretor Francis Ford Coppola, americano de família com raízes italianas, nasceu em Detroit, em 1939. Estudou cinema na UCLA e lá fez inúmeros pequenos filmes. No fim da década de 60, começou a sua carreira profissional realizando filmes de baixo orçamento com Roger Corman e escreveu muitos roteiros. Seu primeiro filme foi You’re a Big Boy Now. Em 1971 Coppola ganhou um Oscar pelo seu roteiro no filme Patton. Seu reconhecimento veio com a vitória no Oscar do filme O Poderoso Chefão, um dos maiores clássicos do cinema mundial.  O diretor tem em seu currículo 72 filmes e séries produzidos ao longo de mais de 50 anos de carreira e  já foi indicado 14 vezes ao Oscar e ganhando 5 estatuetas.

E quem faz dupla com o diretor é o ator, produtor e também diretor Robert Duvall. Ele iniciou sua carreira no teatro na década de 50, nasceu na Califórnia em 1961 e possui mais de 60 anos de carreira com impressionantes 73 filmes e séries em seu currículo. Duvall já ganhou 1 Oscar, 4 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 2 Emmys. O ator também recebeu a Medalha Nacional das Artes em 2005, uma honraria e título criado pelo Congresso dos Estados Unidos em 1984, com o propósito de premiar artistas e patronos das artes. É a maior comenda individual conferida a um artista em nome do povo norte-americano.

Confira os filmes da dupla:

A Conversação: Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça. Ano 1974. 

 

Apocalypse Now: Durante a Guerra do Vietnã, em 1970, o capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de localizar e matar um antigo e promissor comandante das Forças Especiais, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Sua viagem rio acima em busca de Kurtz (Marlon Brando) torna-se cada vez mais perigosa e alucinante à medida que Willard adentra cada vez mais o coração das trevas. Ano 1979.

O Poderoso Chefão: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Porém, uma máfia rival resolve levar o tráfico de narcóticos para Nova York e Don Corleone não facilita essa entrada, nem com ajuda policial, nem política. A família Corleone passa então a sofrer atentados e seu filho Michael (Al Pacino), um capitão da marinha muito decorado que há pouco voltou da 2ª Guerra Mundial decide ajudar seu pai protegendo seu legado. Ano 1972.

O Poderoso Chefão II: Após a máfia matar sua família, o jovem Vito (Robert De    Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Vito luta para manter sua família. Ele mata Black Hand Fanucci, que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poderio de Vito cresce, mas sua família é o que mais importa para ele. Agora baseado no Lago Tahoe, Michael (Al Pacino) planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth estão tentando matá-lo. Ano 1975.

Você sabia que Coppola é pai da cineasta Sofia Coppola, avô da também cineasta Gia Coppola e  tio do ator Nicolas Cage? 

Só filmão heim! Faça sua pipoca e curta em casa o seu filme favorito da dupla. Qual deles é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante, qual a Dupla Infalível que você quer ver aqui na coluna?

Até a próxima semana!

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas