Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema - Diretores e Atores que trabalharam juntos em mais de um filme!

24 de Abril de 2020

A partir de hoje você acompanha aqui uma série de artigos com as duplas de diretores + atores que trabalharam juntos em produções marcantes

Diretor Martin Scorsese

Se você leitor é um cinéfilo de carteirinha já sabe que o diretor influencia e muito na escolha do elenco de um filme. Pode ser a característica do ator e suas atuações em produções anteriores, gosto pessoal ou confiança na qualidade do trabalho, inúmeros motivos podem ter formado essas duplas. 

Vou começar com um dos meus diretores favoritos Martin Scorsese. O consagrado diretor, roteirista e produtor  ítalo-americano nasceu em 1942 e possui mais de 50 anos de carreira, formou-se em Cinema na Universidade de Nova York aos 22 anos. É o diretor vivo mais indicado ao Oscar, com 9 nomeações até hoje, seus filmes foram vencedores de vários prêmios nacionais e internacionais. Teve uma vitória no Oscar de 2007 por Os Infiltrados e no mesmo ano foi listado entre as 100 pessoas mais influentes no mundo pela revista Time. Já dirigiu, produziu ou atuou em mais de 100 filmes.

Confira abaixo 2 dos vários atores favoritos de Martin Scorsese e sugestões de filmes dessas duplas:  
  

Robert De Niro

Touro Indomável: O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty). Ano 1980

Os Bons Companheiros: Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento. Ano 1990. 

O Irlandês: Conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. Ano 2019.

DeNiro e Scorsese fizeram ao todo 9 filmes juntos os outros 6 são: Caminhos Perigosos (1973), Taxi Driver (1976), New York, New York (1977), The King of Comedy (1982), Cabo do Medo (1991), Cassino (1995)  e The Audition (2015) - um curta-metragem.

Leonardo DiCaprio

O Aviador: Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como "Hell's Angels", que dirigiu. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale). Ano 2004. 

Os Infiltrados: A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo. Ano 2006.

O Lobo de Wall Street: Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer. Ano 2013.

DiCaprio e Scorsese fizeram ao todo 5 filmes juntos os outros 2 são: Gangues de Nova York (2003) e Ilha do Medo (2010). Atualmente estão trabalhando no 6º filme juntos, Killers of the Flower Moon com previsão de estreia para 2021.

Você sabia que Scorsese usa frequentemente sua própria família como atores em seus filmes? Qual deles é seu favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante, qual a Dupla Infalível que você quer ver aqui na coluna?

Só filmão heim! Faça sua pipoca e curta em casa o seu favorito do Scorsese. Até a próxima semana! Fique bem, fique em casa!

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas