Coluna Cinema | Grandes Duplas Infalíveis do Cinema

01 de Maio de 2020

Diretores e Atores que trabalharam juntos em mais de um filme!

Quentin Tarantino

Continuando com a série duplas infalíveis do cinema e atendendo uma sugestão da leitora Carolina Felipe nosso diretor de hoje é um dos maiores cineastas da atualidade o polêmico e intrigante Quentin Tarantino. O diretor, roteirista, produtor, ator e diretor de fotografia americano nasceu em 1963 e possui mais de 30 anos de carreira. Iniciou sua trajetória fazendo pontas em diversos filmes, fez vários cursos de teatro em busca do sonho de atuar. Nunca se formou em cinema, nem mesmo finalizou o colegial mas fez o Curso de Direção no conceituado Sundance Institute. Ainda não faturou o Oscar de melhor diretor (foi indicado 3 vezes), mas já ganhou 2 Oscars como melhor roteirista em 1995 por Pulp Fiction e em 2013 por Django Livre. Tarantino é famoso por escolher sempre os “mesmos atores/atrizes” para suas produções mas 1 em particular o ajudou a faturar suas 2 estatuetas, Samuel L. Jackson.

Confira abaixo sugestões de 6 filmes da parceria de sucesso da dupla Samuel L. Jackson e Tarantino:

Amor à Queima-Roupa: Clarence (Christian Slater) é aficionado por Elvis Presley (Val Kilmer) e histórias em quadrinhos. Ele se envolve com Alabama (Patricia Arquette), uma prostituta contratada pelo chefe de Clarence como presente de aniversário. Os dois se apaixonam e se casam, mas a tentativa de Clarence em tirar Alabama das ruas acaba fazendo com que o casal termine de posse de uma mala cheia de cocaína que pertence à máfia. Ano 1994. Tarantino é o roteirista desse longa que é dirigido por Tony Scott.

 

Django Livre: No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django (Jamie Foxx) faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz (Christoph Waltz) para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais. A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência. Ano 2012.

 

Jackie Brown: Jackie Brown (Pam Grier) é uma comissária de bordo quarentona que trabalha para uma companhia aérea de segunda linha e reforça o seu baixo salário trazendo para o país dinheiro sujo de um traficante de armas, Ordell Robbie (Samuel L. Jackson). Até o dia em que ela é pega por policiais com uma alta soma em dinheiro e um pacote de cocaína em uma mala. Os policiais lhe oferecem a liberdade caso ela os ajude a pegar o traficante. Esperta, Jackie resolve manipular todos os lados da equação para se dar bem e ainda fugir com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro. Ano 1998.

 

Kill Bill - Volume 2: Após ser traída por Bill (David Carradine) e seu antigo grupo, a Noiva assassina (Uma Thurman) fica à beira da morte por 4 anos. Após despertar do coma, ela vai atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los. Na segunda parte dessa busca por vingança, a noiva vai continuar sua procura por Bill, atacando os últimos dois sobreviventes do grupo: Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah). O confronto com seu antigo mestre, e mandante da sua morte, vai revelar novas surpresas para a assassina. Ano 2004.

 

Os Oito Odiados: Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles. Ano 2016.

 

Pulp Fiction - Tempo de Violência: Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder. Ano 1994.

Você sabia que Samuel L. Jackson fez uma participação como dublador no filme Bastardos Inglórios, dirigido por Tarantino? Ele não aparece no longa, mas narra passado de Hugo Stiglitz. Qual deles é seu favorito?  Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante, qual a Dupla Infalível que você quer ver aqui na coluna? Parabéns a todos os trabalhadores pelo nosso dia! Faça sua pipoca e curta em casa o seu favorito do Tarantino para comemorar. Até a próxima semana! Fique bem, fique em casa! 

 

DROPS:

Cinema Francês 

O Festival Varilux lançou uma novidade para os fãs do cinema francês. A organização do evento vai disponibilizar 50 filmes franceses online e gratuitos durante o Festival Varilux em Casa. Com a plataforma lançada oficialmente na última segunda-feira, dia 27 de abril, os filmes do Festival Varilux em Casa estarão disponíveis por quatro meses.

Informações e programação completa: http://festivalvariluxemcasa.com.br/#filmes

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas