Coluna Cinema | Filmes sobre o universo da Publicidade

05 de Junho de 2020

Na coluna de hoje trago uma relação de produções sobre o universo da publicidade em um desafio proposto pelo editor do AA, Jailson de Sá

Desafio aceito! Ontem durante a LIVE com o Jailson de Sá do Acontecendo Aqui fui desafiada a escrever na coluna desta semana sobre filmes que falam de publicidade e comunicação. Como já havia assistido vários aceitei e a primeira produção que me veio a cabeça foi a série Mad Man. Quem ainda não assistiu, por favor assista. Deixarei o link onde falo sobre ela no final. 

Falar sobre publicidade, propaganda e comunicação é sempre um desafio. É uma área com mudanças diárias, muito imprevista e maravilhosa e filmes com esse tema geralmente são queridos dos amantes de cinema. 

Confira uma lista com sete produções sobre o fantástico mundo da publicidade:

Do Que as Mulheres Gostam
O publicitário Nick Marshall (Mel Gibson) passa a ter uma visão completamente nova da vida quando um acidente estúpido lhe dá a habilidade de ler a mente das mulheres. No início, esse talento proporciona a Nick informação demais, mas ele começa a perceber que pode tirar vantagem, especialmente quando se trata de enganar sua nova chefe, Darcy Maguire (Helen Hunt). Ano 2001.

 

Como Perder Um Homem em Dez Dias
Ben (‎Matthew McConaughey) é um publicitário que aposta com o chefe que faz qualquer mulher se apaixonar por ele em dez dias. Se conseguir, será o responsável por uma cobiçada campanha de diamantes. Andie (Kate Hudson) é uma jornalista que, por causa de uma matéria, está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar. Os dois se conhecem em um bar e escolhem um ao outro como alvo de seus planos totalmente opostos. Ano 2003.

 

Felicidade Por Um Fio
Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma mulher bem-sucedida que considera sua vida perfeita. Um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Quando seu namorado se mostra não ser quem ela esperava, Violet muda sua vida radicalmente, descobrindo que a maneira que estava vivendo não era a ideal. Ano 2018.

 

Obrigado Por Fumar
Como porta-voz das grandes empresas de cigarros, o profissional de comunicação Nick Naylor (Aaron Eckhart) ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes. Mas ele começa a questionar seu papel como pai, à medida que seu filho se mostra interessado por sua profissão. Ano 2005.

 

Muito Loucos
O publicitário, Emory Leeson (Dudley Moore), atravessa um momento delicado quando sua esposa o abandona. Ele repentinamente tem uma crise de honestidade e cria uma campanha publicitária que é baseada em dizer só a verdade sobre cada produto. Charles F. Drucker (J.T. Walsh), seu chefe, recusa tal idéia, pois a considera absurda e o obriga a se internar para ter tratamento psiquiátrico. Mas o material da campanha equivocadamente é impresso e se torna um enorme sucesso. Emory é chamado de volta mas ele não quer deixar a instituição, pois se apaixonou por Kathy Burgess (Daryl Hannah), uma das pacientes. Ainda internado Emory elabora novas campanhas, sendo ajudado pelos outros internos. Drucker, que recusou a verdade como base de uma campanha, se comporta como o gênio da criação, que fez a mais ousada campanha de marketing. Ano 1990.

 

Como Fazer Carreira em Publicidade
Dennis Dimbleby Bagley (Richard E. Grant) é um brilhante executivo de publicidade que enfrenta um sério problema: não consegue chegar a um slogan para vender um novo e revolucionário creme contra espinhas. Sua tensão pelo trabalho atrapalha seu relacionamento com sua esposa, seus amigos e seu chefe, e com seu próprio corpo, já que uma estranha bolha aparece em seu ombro. Mas quando a bolha cresce e cria olhos e uma boca, ele acredita que ficou totalmente louco. Ano 1989.

 

Lemonade
Um documentário sobre 17 publicitários que foram demitidos na crise de 2008 nos Estados Unidos e criaram novos negócios. Alguns se tornaram professores de Yoga, outros passaram a vender café e um até mudou de sexo. É mais do que um filme sobre esperança, é um filme sobre a busca pela felicidade. Ano 2009.

 

Além desses filmes alguns episódios de Black Mirror e as séries Selfie e Abstract: A arte do design também falam de publicidade, propaganda e comunicação. 

Qual o seu filme favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante. Fique bem, fique em casa! 

Lanço aqui um desafio aos estudantes, produtores independentes, instituições e iniciativas ligadas à produção audiovisual nacional. Esta coluna está aberta para ajudá-los na divulgação de seus trabalhos e projetos. Envie uma nota com link de seu projeto para nosso e-mail. 

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas