Coluna  Cinema | Filmes Sobre Empreendedorismo

02 de Abril de 2021

Um dos selecionados mostra o início da jornada de Walt Disney como empreendedor que busca seu sonho

Foto: Divulgação | Columbia

 

Na coluna de hoje convidei a coach e palestrante Chai Carioni para colaborar conosco e indicar filmes sobre empreendedorismo. O assunto vem em bom momento já que por conta da pandemia muitas pessoas precisaram empreender. Para você se motivar segue uma análise de como os filmes podem nos ajudar num momento de incertezas.

 

Confira a seleção e ensinamentos da Chai Carioni:

Fome de Poder: Um dos principais ingredientes do empreendedorismo não poderia faltar no filme que conta a história do Império do Fast Food Americano Mc Donald’s: persistência. Quando alguém persistente, visionário e ambicioso se depara com uma ideia revolucionária, mudanças acontecem. Não era mais sobre Hamburguers. Era sobre escalar. Era sobre mudar. Era sobre crescer. Era sobre ser diferente. Alguns aprendizados para o empreendedor que poderá se inspirar neste filme:

1º - Tenha processos – os idealizadores do negócio (os irmãos Mc Donald’s) eram incansáveis na busca de processos que levariam seus produtos e seu atendimento cada vez melhor.             

2º - Conheça o público-alvo – escutar e observar o cliente fez toda diferença. Na hora de escalar por meio de franquias o “The founder” Ray Kroc (nome original do filme) entendeu que para que as franquias descem certos o público-alvo (B2B) deveria ser casais jovens com fome de empreender.

3º Seja um empresário – empreendedor tem fome de crescer, porém torna-se empresário é o que irá fazer a diferença. Empresa é muito além de vender, envolve margem de lucro, controles e conhecimento de indicadores e estratégias. Ano 2016.

 

À Procura da Felicidade: Um dos filmes mais impactantes da minha vida, sou completamente apaixonada por tudo que ele nos ensina cada vez que assistimos. São ensinamentos sobre a vida, sobre ser humano e em especial sobre o que eu chamo de maior antídoto para arrogância: Humildade estratégica. Em meio a dificuldades do dia a dia, o protagonista nos mostra que fazer as perguntas certas para as pessoas certas irão nos trazer clareza de qual objetivo buscar (incansavelmente) se você tiver um propósito maior.

“O que você faz? Como você faz?” Pergunte para alguém que inspira você.

“Se você tem um sonho, você precisa protegê-lo”. E este filme tem um plus, meu ator preferido Will Smith com seu filho e o único problema de escrever sobre o filme é que me fez chorar pela milésima vez. Ano 2006.

 

Clique aqui para assitir no YouTube

 

O Homem que Mudou o Jogo: Filme que fala diretamente com o tema liderança, não existem bons resultados sem liderança. Um dos pontos altos para mim é quando valorizamos as competências das pessoas e incentivamos a ir além. O assistente que era excelente em números passa a ter papel estratégico e todos ganham.

E mesmo quando não estamos vencendo o jogo, precisamos jogar como campeões.

Liderança é sobre mindset (mentalidade) que chamo de força emocional. Liderança é sobre time, juntos somos mais fortes é um dos maiores clichês e claro o mais verdadeiro de todos. Ano 2011.

 

A Grande Aposta: Filme eletrizante para quem gosta de economia e de gente como eu, sim eu não sou de “humanas” e nem sou de “exatas” e sou do mundo real e não existe um sem o outro, por isso meu posicionamento como empreendedora está muito mais para física com o que chamamos de equilíbrio dinâmico. A Grande Aposta mostra o quanto o mundo dos negócios é cheio de altos e baixos, como riscos são companhia diária para quem está mergulhado neste mundo. Ousar fazer diferente, ter coragem para sair do modelo que todos estão “surfando” e especialmente ter visão de futuro irá trazer adrenalina e em muitos casos grandes recompensas. Ano 2015.

 

 

Walt antes do Mickey: Eu tive a honra de fazer a imersão na Disney e conhecer de perto (de dentro) a história de Walt e Roy (irmãos Disney). Neste filme, Walt antes do Mickey, mostra principalmente sobre o início da jornada como empreendedor que busca seu sonho. E como todo sonhador Walt começou seu projeto como desenhista de animações sem medo, sem orientação, sem direcionamento. Aprenda que sair fazendo sem planejamento, sem organização acaba sendo uma prática comum para empreendedores, e o filme, baseado na história real de Walt Disney conta o quanto ele perdeu por isso. Confiou em pessoas erradas e não se protegeu com contratos ou acordos jurídicos, vendeu seu primeiro desenho pelo mesmo valor do custo, quebrou e claro se reergueu tornando-se o que todos conhecemos hoje. A mensagem marcante é de seu pai que disse: “Tudo que vale a pena fazer, deve ser bem-feito”. Se é seu sonho empreender, faça bem-feito, pois tenho certeza de que vale a pena. Ano 2015.

 

 

Gostou dos filmes? Só lição de persistência né? Qual o seu favorito?

Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi sua sugestão de pauta. 

Até a próxima semana.  

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas