Coluna Cinema | Filmes Românticos para Assistir com seu Amor

12 de Junho de 2020

Titanic, Casablanca e Uma Linda Mulher

Hoje é o dia mais romântico do ano no Brasil, o Dia dos Namorados, mas você sabe como surgiu essa data? No Brasil foi criada com o objetivo de fazer com que as pessoas comprassem mais presentes e o dia 12 de junho foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, segundo uma crença popular.

Já nos Estados Unidos e na Europa comemora-se no dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim. O bispo da Igreja Católica foi executado depois de ter se apaixonado pela filha do carcereiro, no século II. A história conta que ele escrevia muitas cartas de amor para a moça e assinava sempre: do seu namorado, do seu Valentim. Por isso criou-se o costume de enviar cartas para amigas, amigos e namoradas e namorados neste dia.

E para ajudá-lo a celebrar esse dia especial selecionei filmes românticos para curtir grudadinho com seu amor:

Casablanca: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos. Ano 1942.

Cartas para Julieta: Em visita à cidade italiana de Verona com seu noivo ocupado, uma jovem chamada Sophie (Amanda Seyfried) visita um muro onde os desiludidos deixam cartas para a trágica heroína de Shakespeare, Julieta Capuleto. Ao encontrar uma dessas cartas, de 1957, a jovem decide escrever à autora, Claire (Vanessa Redgrave). Inspirada pela atitude de Sophie, Claire decide procurar por seu antigo amor. Ano 2010.

Diário de Uma Paixão: Na década de 40, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun (Ryan Gosling) e a rica Allie (Rachel McAdams) estão desesperadamente apaixonados, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Quando Noah vai para a Segunda Guerra Mundial, parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. Mas quando Noah retorna para a pequena cidade anos mais tarde, próximo ao casamento de Allie, logo se torna claro que a paixão ainda não acabou. Ano 2004.

Uma Linda Mulher: Durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward (Richard Gere), um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra a prostituta Vivian (Julia Roberts). Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios. Os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes. Ano 1990.

Um Lugar Chamado Notting Hill: William Thacker (Hugh Grant) é dono de uma livraria em Londres. A monotonia de sua existência é tumultuada romanticamente quando a famosa atriz americana Anna Scott (Julia Roberts) aparece em sua loja. Um encontro fortuito sobre um suco de laranja derramado leva a um beijo que dá início a um caso de amor. Conforme ele e a glamorosa estrela de cinema se aproximam cada vez mais, eles lutam para conciliar seus estilos de vida radicalmente diferentes em nome do amor. Ano 1999. 

Um Amor para Recordar: Nos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. Ano 2002.

P.S. Eu Te Amo: Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação. Ano 2008.

Shakespeare Apaixonado: William Shakespeare (Joseph Fiennes), o jovem astro do teatro londrino, sofre um bloqueio criativo e não consegue escrever sua nova peça. Mas as coisas mudam quando conhece Viola de Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que deseja ser atriz, algo considerado revolucionário no final do século 16. Viola se torna a musa inspiradora e a grande paixão de Shakespeare, que logo descobre que ela já estava prometida para outro homem. Ano 1999. 

Titanic: Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic, um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue fazê-la desistir da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio. Ano 1998.

Qual seu filme romântico favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre importante. Fique bem, fique em casa! 

 

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas