Coluna Cinema | Filmes Memoráveis de Terror/Horror

13 de Março de 2020

Na primeira sexta-feira 13 do ano confira filmes e diretores aclamados do Terror

Hoje é sexta-feira 13, dia de não passar embaixo da escada, não quebrar espelhos e passar longe do gato preto. Claro que não, gatos pretos são lindos, aproveite e faça um carinho nele se algum passar pelo seu caminho. Mas é dia de assistir alguns filmes de terror/horror. 

O primeiro filme de terror (registrado) da história foi um curta metragem de 2 minutos chamado Le Manoir du Diable (O Castelo Assombrado) lançado em 1896 e dirigido por Georges Méliès, pioneiro do cinema francês. Além de diretor ele foi roteirista e também ator, contracenando no curta com Jeanne d’Alcy.

Confira abaixo 7 produções de destaque:

O Exorcista: Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Direção: William Friedkin

 

 

O Massacre da Serra-Elétrica: Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

Direção: Tobe Hooper

 

 

Psicose: Marion Crane é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Direção: Alfred Hitchcock

 

 

Jogos Mortais: Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações limítrofes em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.

Direção: James Wan

 

 

O Iluminado: Jack Torrance aceita ser caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa, Wendy, e o filho, Danny. O garoto logo começa a ser atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras.

Direção: Stanley Kubrick 

 

 

O Silêncio dos Inocentes: Clarice Starling, uma das melhores estudantes da academia de treinamento do FBI. Jack Crawford quer que Clarice entreviste o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento, que cumpre prisão perpétua por vários atos de assassinato e canibalismo. Crawford acredita que Lecter pode ter uma visão em um caso e que Starling, como uma mulher jovem e atraente, pode ser a isca para atraí-lo.

Direção: Jonathan Demme

 

 

Sexta-feira 13: A história de um homicídio em Crystal Lake não impede que os instrutores montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os jovens Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned, prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal. A medida em que são esquartejados, baleados e esfaqueados, os instrutores lutam para manterem-se vivos contra um adversário implacável.

Direção: Sean S. Cunningham

Esses não podiam ficar de fora da lista concordam?

Na minha opinião Psicose e o Exorcista são os 2 maiores clássicos, mas não sou uma profunda conhecedora do gênero. Lembrando que a maioria dos filmes citados acima possuem restrição de idade e não são recomendados para menores de 18 anos. Como são muitos filmes e diretores de destaque (exemplo: Ridley Scott) novamente farei uma parte II na próxima sexta-feira 13.

Me conte qual seu Terror/Horror favorito? Envie sua sugestão de pauta para cinema@acontecendoaqui.com.br ou me siga nas redes sociais e comente sua opinião @jessielodi 

 

DROPS

Mostra Mulheres Indígenas exibe nove documentários gratuitos na Fundação Cultural Badesc

Data: de 17 a 20 de março, terça a sexta

Horário: início das sessões às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Programação completa pode ser consultada no site fundacaoculturalbadesc.com

Entrada gratuita

No centenário de Fellini, Paradigma Cine Arte recebe mostra de filmes do cineasta. 

A Mostra será realizada de 12 a 18 de março, na sessão das 21h10 trazendo cinco clássicos do diretor italiano.

Programação e informações no site: paradigmacinearte.com/

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas